O Projeto Futura, maior parque solar da América Latina e um dos 10 maiores do mundo, pretende transformar o município de Juazeiro (BA) referência em energia sustentável. O projeto é um braço da empresa Focus Energia, que é especializada no desenvolvimento de empreendimentos no segmento de energia renovável.
A primeira etapa do projeto, denominada Futura 1, com capacidade instalada de 671 MW, em implantação no momento em uma área de aproximadamente 1,5 mil hectares, contempla a instalação de 22 usinas fotovoltaicas (UFVs), e tem previsão de iniciar as operações das primeiras UFVs em abril de 2022, com entrega total em dezembro do mesmo ano.
O projeto pretende contratar cerca de 1.500 colaboradores de Juazeiro e cidades vizinhas, dando uma atenção maior à mão de obra feminina, que se mostrou mais eficaz na área. No momento, o projeto possui mais de 780 funcionários diretos. No entanto, no pico da obra, previsto entre os meses de dezembro de 2021 e fevereiro de 2022, espera-se atingir uma média total.
Segundo a Focus, a construção das usinas, além de gerar empregos e capacitar a população do entorno, favorece o desenvolvimento regional – já que há, ainda, a contratação de diversos serviços de empresas locais.
De acordo com o consultor do empreendimento, Eurico Pinkovisky, a Futura 1 assinou um Protocolo de Intenções com a Prefeitura de Juazeiro para a doação de R$ 4 milhões em equipamentos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Dentre eles, pode-se destacar usina de oxigênio, aparelho de raio-x digital, eletrocardiógrafo e gerador de emergência. Assim, proporcionará autonomia à UPA na produção de oxigênio e geração de energia em casos de ausência da rede externa.