Projeto prevê criação de rotas de voos regionais na Bahia

por Carlos Britto // 25 de agosto de 2009 às 17:37

Um projeto da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) poderá mudar o perfil do transporte aéreo na região, sobretudo na Bahia. A medida prevê a criação de rotas regionais, inclusive entre cidades do mesmo estado. Em alguns dos trechos, o valor da passagem pode ser equivalente a 20% acima do preço do bilhete do ônibus intermunicipal ou interestadual.

De acordo com o projeto da Sudene – já aprovado pelo Ministério da Defesa -, as empresas aéreas terão redução de até 75% do Imposto de Renda, além de crédito de 60% do valor de compra das novas aeronaves. Outros 20% poderão ser financiados pelo Banco do Nordeste (BNB). “A ideia é que sejam aviões com capacidade entre 70 e 80 lugares”, informou o diretor de administração da autarquia, Benito Gama.

Ele explicou que os governos estaduais também deverão participar do programa, através da redução de 25% para 4% do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do querosene de avião (combustível), que representa um dos maiores custos das empresas aéreas.

Na Bahia, segundo Gama, a ideia é que sejam criadas rotas com trechos de ida e volta para Salvador, e que poderá contemplar, num mesmo roteiro, outras cidades do Nordeste.

Entre os municípios que deverão ser contemplados com o projeto estão Vitória da Conquista, Barreiras, Paulo Afonso, Ilhéus, Porto Seguro, Lençóis, Teixeira de Freitas, além da pernambucana Petrolina, na divisa com Juazeiro.

“Através deste projeto, serão criadas rotas que vão operar dentro do Nordeste, e que contemplem todas as capitais e o interior. Demanda existe, sobretudo empresarial e turística”, informou Benito Gama. Segundo o diretor da Sudene, entre as empresas que já mostraram interesse estão a Azul, OceanAir e a Trip Linhas Aéreas.

Projeto prevê criação de rotas de voos regionais na Bahia

  1. Watergate disse:

    Otima iniciativa, pena que os juarenses não vão aproveitar por serem um pouquinho bairristas.

  2. Fernando disse:

    Parabéns… tomara que vingue esse projeto. Essa é a SUDENE que nós queremos e não aquela que só beneficiava as capitais.

  3. Paulo Roberto disse:

    Que Pais era esse, nada podia, qualquer crise afetava toda econômia, pobre não tinha bolsa familia, a sudene era só alegria e o trabalhador esperava alguém apertar um gatilho porque se não a inflação comia os centavos restantes, ai que agonia. Que pais é esse, onde vou poder embarcar sexta feira para lençois e voltar domingo, ate parece que estou dormindo.

  4. Joao Alfredo disse:

    Ótima notícia.
    Que bom que venham empresas como a Azul,com novas rotas.
    Com a chegada da Trip, tivemos uma boa melhora, voo direto pra Salvador com ótimos preços e horários, além do conforto do avião, muito melhor que Gol e Oceanair. Pena que nao voe feriados e finais de semana.

  5. pedro disse:

    OTIMA INICIATIVA DO GOVERNO SERA BOM PRA O POVO

    SO TEM UM PROBLEMA

    A BAHIA NAO TEM AEROPORTOS DECENTES NAS GRANDES CIDADES. INCLUINDO NELAS JUAZEIRO

    JA ERA HORA DE TOMAREM ESTA INICIATIVA

    TENDO UM GOVERNADOR QUE PRA VIM A JUAZEIRO POUSA A AERONAVE NA EMPRESA AGROVALE PRA NAO POUSAR EM UM BELO E MARVILHOSO AEROPORTO DE PETROLINA. JA ERA HORA.

    PEDROPETRUS2009@HOTMAIL.COM

  6. Francisco disse:

    Bem observado Paulo Roberto.E mais, quando qualquer economista pessimista fazia uma previsão negativa para a economia, o governo espalhava terror orientando o povo a não consumir ,e o próprio governo ficava paralizado piorando a situação e a conta sempre quem pagava eramos nós.Só se falava em apertar o cinto.Atualmente o governo estimula o consumo,turismo etc. e todos saimos ganhando .Este é um país que apesar de não ser perfeito, mudou de rumo, e está dando lição às grandes potências como se enfrenta uma crise mundial e sai dela mais cedo. Conforme varias pesquisas de opnião, a vida dos brasileiros melhorou.E os que recebem bolsa família não têm que votar nos “coronéis” a troco de cesta básica como no passado.

  7. Osvaldo disse:

    Será que apostar nas ligações aéreas é certo ou será mais interessante melhorar ou construir rodovias que permitem transportar pessoas e mercadorias ?
    Rodovia dá liberdade de horários, de Petrolina para a capital precisamos sair de manhã e voltar à noite, sem escolha.

  8. CONCORDO disse:

    Complemntoo seu comentario Francisco, durante toda minha vida eu nunca vi um governo reduzir impostos, principalmente em época de crise. Acredito que seja esta a primeira vez na historia deste país.

  9. Petrolina Minha Terra Meu Lugar disse:

    Mas como o Governo Lula é igual a galinha cacarejadora (como disse mão santa), fala muito, mas faz pouco!

    Quero ver pra crer!

  10. Marcos disse:

    é pegando umacaroninha em Petro, o jeito é Petrolina virar Bahia mesmo -Petrolina/BA, rs…

  11. rodrigo disse:

    Marcos,

    que comentario sem graça o seu… Sou pernambuncano com muito orgulho… não quero ficar no atraso… olhe a cidade de casa nova e outras que faziam parte de pernambuco e hoje pertence a bahia e observe que os governos da Bahia não olham para esse lado de cá… Infelizmente acontece isso… Estradas não existem… eletrificação rural… nem pensar… Vamos mudar isso…
    Abraços

  12. Marcos disse:

    rodrigo – vc inda não viu as daqui, Afranio e cia…(tb sou, mas ão vamos esconder a verdade, ou maquea-las e fingir que aqui é o país das maravilhas, em PE temos algumas contáveis “ilhas” de desenvolvimento, pois, se tirarmos Carua e Petrolina, não resta mais nada no nosso interior!

  13. Francisco disse:

    As frases de efeito do Mão Santa sobre Lula e o PT não tem mais efeito nem lá no Piauí.Wellington Dias que o diga: 2 mandatos.

  14. INVEJA disse:

    A notícia é ótima, agora pousar aqui ou ali é consequência, o aeroporto é de toda a região do São Francisco e não de Petrolina seus pobres de espírito, imagina fazer um aeroporto a menos de 30km um do outro, que desgaste necessário…

    No mais, vocês deviam estarem protestando por chegarem de madrugada e saírem demadrugada, pagando o mesmo que noutras cidades, parecem até fugitivos…

    Seria muito bom mudar o nome deste aeroporto. “AEROPORTO DO VALE DO SÃO FRANCISCO”

  15. vergonha disse:

    A TRIP já está operando aqui por conta do Governo da Bahia, ou não sabiam? Enquanto há dois vôos para o mesmo lugar de madrugada, vergonha!

  16. Marcos disse:

    Assim é bom demais, uma cidade só tem dois governos de estados distintos ajudando…!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários