A Câmara Municipal de Juazeiro aprovou por unanimidade, durante a sessão ordinária de ontem (28), o Projeto de Lei nº 2.644/2009, de autoria do Executivo, que dispõe sobre o uso de sacolas plásticas biodegradáveis nos estabelecimentos comerciais da cidade.
A medida visa a substituir as sacolas plásticas comuns, produzidas com derivados do petróleo, por sacolas biodegradáveis, feitas com resinas vegetais.
As sacolas comuns, amplamente utilizadas em supermercados, mercadinhos, lojas de roupas, panificadoras, açougues, feiras e similares, levam cerca de 300 anos para se decompor na natureza. Elas também entopem canais e bueiros, o que provoca alagamentos nos períodos de chuvas, além de poluírem os rios. Já as sacolas biodegradáveis levam no máximo 18 meses para se decompor. Isso evita maiores agressões ao meio-ambiente.
Parabens vereadores pela iniciativa…agora é trabalhar a conciencia de todos….
Parabéns ao senhores vereadores pela aprovação do projeto.
Precisamos de uma legislação ambiental inteligente para nos protejamos das vinganças da natureza pelo que estamos fazendo com ela. Resta agora o poder público e a comunidade, depois que a lei entre vigor, exigir e fiscalizar o cumprimento dela.
Que outros venham nessa direção.
Manoel dos Anjos
Muito bem Juazeiro!
Precisamos, em novos tempos, vivermos conduzidos pela mentalidade nova. O planeta Terra agradece.
Agora sim! Vejo um trabalho louvável na Câmara. Já está mais que na hora de deixarmos de lado essa mentalidade extrativista. Cuidemos da natureza, pois assim estaremos cuidando de nós mesmos…