O Projeto Pró-Catador Rede Norte está sendo executado em Juazeiro e mais quatro cidades da região Norte da Bahia. A ação tem como principal propósito capacitar catadores de material reciclável organizados em cooperativas e não-organizados, e oferecer à categoria apoio técnico para garantia direitos básicos, a formação de redes de cooperativas e a comercialização dos produtos recicláveis com um preço justo.
O trabalho está sendo realizado por uma equipe multidisciplinar composta por pedagogos, psicólogos e gestor ambiental nas cidades de Juazeiro, Barreiras, Senhor do Bonfim e Irecê. Está previsto o cadastramento de 500 catadores de ambos os sexos. De acordo com a coordenadora do projeto, Joyce Úrsula Jatobá, o Pró-Catador é um importante projeto que visa a valorização dos trabalhadores que garantem a sustentabilidades dos municípios.
“Os catadores são, em sua grande maioria, pessoas em situação de vulnerabilidade e que têm enfrentado muitas dificuldades na comercialização, principalmente os profissionais não-organizados. As capacitações e assistências prestadas pela equipe do Pró-Catador região Norte são informações básicas e essenciais para os grupos”, explicou.
As capacitações do Pró-Catador estão previstas para acontecer em novembro e dezembro deste ano. Serão realizadas seis formações em Juazeiro e outras cidades da região Norte, além da distribuição dos kits de EPIs compostos por calça, camisa, botas, máscaras com filtro, bonés e big bags. O projeto é fruto de convênio entre a Secretaria Nacional de Inclusão Social e Produtiva (SEISP), do Ministério da Cidadania e a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado (SETRE) e está sendo executado pela Associação de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável Solidário do Estado da Bahia (Adesba), com apoio do Centro Público de Economia Solidária do Sertão do São Francisco (CESOLSSF).