A propaganda visual em Petrolina deverá sofrer uma fiscalização mais rigorosa em breve. Pelo menos é o que determina um projeto de lei 016/17, de autoria do vereador Ronaldo Silva (PSDB/foto), voltado ao disciplinamento principalmente de outdoors na cidade. A proposta deveria ter sido votada na sessão plenária desta terça-feira (27) na Casa Plínio Amorim, mas foi retirada de pauta a pedido do vereador e presidente da Comissão de Justiça, Redação e Legislativa, Ronaldo Cancão (PTB).
O assunto levou o presidente da Mesa Diretora, Osório Siqueira (PSB), a solicitar uma interrupção de alguns minutos na sessão, para que os vereadores deliberassem sobre o projeto.
Cancão viu indícios de inconstitucionalidade quanto à matéria, mas depois justificou que apresentará emendas necessárias para dar seu parecer ao projeto, que deverá ser votado nesta quinta-feira (29).
De acordo com o autor da proposta, a poluição visual em Petrolina chegou às raias do absurdo. Ele citou como exemplo as áreas onde ficam a Rodoviária e a Facape. “Ninguém consegue mais ver a rodoviária, nem a Facape porque aqueles outdoors ao redor mais parecem tapumes”, criticou. Ronaldo Silva ressaltou ainda que a ideia é obrigar os empresários do setor a ficarem com no mínimo dez e no máximo 60 placas publicitárias desse tipo na cidade.
Ronaldo Cancão, tem muita (MAS MUUUUITA) coisa pra meu fi se preocupar. Se você visitar o subúrbio (que eu acho que você não faz isso) verá que a poluição lá passa de visual, e chega a atingir todos os outros sentidos. Crie um projeto de lei que exija a fiscalização do descarte de lixos em terrenos baldios, esgotos a céu aberto, e etc. É fácil ser vereador quando se quer mexer no que só é conveniente pra você.