Projeto seleciona artistas do segmento musical em Juazeiro, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista

por Carlos Britto // 06 de novembro de 2012 às 21:35

Bandas alternativas e grupos de música da cultura popular já podem se inscrever no projeto “Caia na Rua”. As inscrições vão até segunda-feira (12) pela internet. Proposto pelo músico e produtor cultural Maércio José e selecionado pelo Programa Mais Cultura, o projeto prevê a apresentação de shows, discotecagem e intervenções culturais nas praças públicas de Juazeiro, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista (PE).

Tendo como carro chefe o show Além do Mar, de Tio Zé Bá e Apocalypse Reggae, o “Caia na Rua” agregará, a cada cidade, a participação de uma banda alternativa ou grupo de música da cultura popular local. Para participar, Os interessados devem ter domicílio em uma das três cidades, desenvolver trabalho alternativo majoritariamente autoral, ou ser da cultura popular e possuir um perfil na plataforma Toque no Brasil.

Disponibilizado de forma gratuita, o perfil deve conter release ou histórico, três faixas musicais, fotos, e, opcionalmente, imagens da performance da banda ou do grupo artístico. Como critérios de seleção, serão observados a proposta musical, as referências identitárias, o tempo de formação e o engajamento político cultural das bandas e grupos inscritos.

De acordo com a assessoria do projeto, os selecionados realizarão apresentação de 45 minutos e receberão uma ajuda de custo, da qual deverão ser debitados os impostos de acordo com as leis tributárias de cada cidade.

Segundo Maércio José, a seleção pública das bandas e grupos atende ao princípio de democratização do processo de produção cultural, uma das pautas da classe artística petrolinense. “Quando lançamos mão de uma seleção pública, tornamos o processo aberto para todos que desejem participar. Esse mecanismo, que vem sendo utilizado na organização de vários eventos culturais pelo Brasil, é mais democrático e fomenta a profissionalização de toda cadeia produtiva”, afirma o produtor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários