Após a abertura no último dia 9/05, pela Escola Professora Laurita Coelho Leda Ferreira, na Vila Marcela (zona norte), o Projeto ‘Vida no Trânsito’ entra na segunda semana em Petrolina. Coordenada em parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Autarquia Municipal de Mobilidade (AMMPLA), a iniciativa nasceu em 2017 com o objetivo de desenvolver ações educativas buscando a redução dos acidentes na cidade com base na conscientização, desde cedo, de crianças e adolescentes.
Com o slogan ‘Uma Vida Perdida – Toda Família Destruída’, as equipes da Vigilância em Saúde realizam atividades lúdicas, orientando a ter um comportamento adequado em relação à segurança necessária nas vias públicas, tanto na condição de pedestre quanto na de passageiros. Nesse mês de abril, as escolas municipais Professora Anete Rolim De A. Gomes, no Pedra Linda; Professora Eliete Araújo, na Vila Mocó; Santa Terezinha, no Dom Avelar; e Professora Zélia Matias, no Jardim Amazonas, já foram contempladas.
“Através da educação nas escolas poderemos formar cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar a vida e o trânsito. Os jovens são os nossos principais e eficientes multiplicadores da legislação. Eles levam para casa e contam aos pais o que aprenderam na escola. A iniciativa ainda contribui na construção de valores, como o respeito ao próximo para a proteção da vida, que é o nosso bem maior“, destaca o diretor da Vigilância Epidemiológica, Acácio Andrade.
Os acidentes são considerados um problema de saúde pública, pois geram um custo muito alto para os hospitais e todo o Sistema Único de Saúde (SUS). A programação completa do projeto pode ser conferida no link.