Rildo Mendes, Ana Letícia Moraes Sardinha, Márcio Henrique Pereira de Oliveira e Mayumi Menezes Kwabe, promotores na Comarca de Juazeiro, protagonizam mais um capítulo da longa novela de atritos e diferenças entre Polícia Civil, PM e Poder Judiciário.
Datado de 30 de novembro de 2009, mas só agora em vias de ser apreciado pelo juiz de direito da Vara da Fazenda Pública, a ação dos promotores tem pedido de liminar para afastamento dos cargos do Delegado Regional e de seis policiais civis que lhe são subordinados.
A peça processual ressuscita a denúncia formulada pelo advogado Luiz Raimundo do Nascimento Cunha de invasão da Chácara São Geraldo, residência de Marcelo Viana Rocha e da subseqüente tortura de Severino Claudio dos Santos e outros. Ressalva que o delegado Charles Leão, ainda que não tenha participado efetivamente das torturas, a “ tudo assistia friamente, consentindo e aceitando todos os atos cruéis”.
Ao final pede o “imediato afastamento do cargo de delegado de polícia civil, o Sr. Charles Antonio Leão Gomes e dos agentes policiais”, diante da “potencialidade extremamente danosa dos atos aqui narrados”.
Como está se tornando norma, quando a confusão é entre polícia e poder judiciário, o caso foi parar nas emissoras de rádio e durante a semana diversas pessoas opinaram sobre a ação, inclusive o Delegado ameaçado de afastamento.
Leão disse que não tinha conhecimento do processo e se defendeu atirando: “Não sei por que essa preocupação comigo. Não puxo arma para motoqueiro, não mando soltar bicheiro”, disse em entrevista.
Para o Delegado o empenho do promotor, a “perseguição” tem motivos pessoais e “meia dúzia de pessoas estão atrapalhando 200 mil cidadãos que não moram em condomínios fechados e dependem da atuação firme da polícia no combate à criminalidade”, provocou.
Um elefante incomoda muita gente.
isso é um absurodo que acontece em Juazeiro, que já tem fama com promotores, juizes e delegados um tanto assim, assim. que pena para nossa cidade.
” A “perseguição” tem motivos pessoais e “meia dúzia de pessoas estão atrapalhando 200 mil cidadãos que não moram em condomínios fechados e dependem da atuação firme da polícia no combate à criminalidade”… Concordo e digo mais: Esse é o reflexo de um judiciário burguês, que nem de longe sabe das reais dificuldades do povo comum. Acredito que o mais importante parao cidadão comum – o que, claro, não é o caso dos “deuses” do Judiciário -que o delegado Charles fique em Juazeiro.
É o mesmo que dizer “Polícia para quem precisa de polÍcia” esles não precisam, vivem em mansões, tem vigilancia particular, a gora a população, que vive a mercer da sorte, temos e que ter dois Charles Leão, pra amenizar nosso sofrimento. O desfecho será triste, pois a corrente sempre arrebenta do lado mais fraco.
quem tem que sair sao os promotores
Eu falei, não fecha o Chalako, vai deixar muita gente chateada…
Sergio concordo com vc. Que saia esses promotores, que ao inves de trabalharem e denunciar bandidos estão perseguindo um dos, senão o melhor delegado que juazeiro já teve. Perae a população quer Leão e Deus não vai consentir que ele saia daqui. Estamos com vc Leão. Força e Deus te abençoe e te ivre desse “promotores” invejosos
se fosse so o challako …….., CHARLES LEÃO é competente e corajoso é por isso que conquistou não so os juazerenses mas pessoas de outros municipios, agora os promotores tem que deichar mais claro para a população qual foi o GRANDE MOTIVO…….
DELEGADO CHARLES LEÃO, O SR SE LEMBRA DO SUNDA????
IRMÃO DO ZARUR…
ESTAMOS FIRMES E FORTES COM OS PROMOTORES…
Concordo…. juazeiro é outra cidade…..
ainda é muito perigoso, mas melhorou muito…
a promotoria deveria procurar o que fazer….
e bandido mereçe cacete mesmo….pau neles
Se asfatar O delegao Charles Leão podem se preparar os bandidos vão se soltar, vcs estao pesando que os promotores estao ligando para segurança dos Juazeirenses? rsrsrsrsrs que nada promotor mora em codominio fechado e nós cidadaos moramos em casa humildes e bairro pobre e se tem segurança é graças ao delegado charles!!!.
charles leao tem que ficar
quem tem que sair sao os promotores (2)
Estranho brigar com quem briga com bandido… De que lado os “Dotores” estão mesmo????
Dr. Charles moralizou a cidade.
É triste saber que o Delegado Charles quer trabalhar, mas de alguma maniera querem impedir. pois quando você quer trabalhar, cuidar das pessoas, tem sempre alguém querendo degredir a imagem dele, que trabalha com dignidade, coragem e amor pelo que faz.
Será que é por ele ser reconhecido pela população?
Só quem sabe da necessidade de se ter um Delegado agil é somente a população pois são eles que vivem diariamente com o medo, com a criminalidade,muitos não tem carros, sai a pé, não tem cerca elétrica protegendo suas casas e não tem guardas vigiando sua porta, então eles dependem de quem pra viver em segurança, do Delegado e sua equipe.
vão perseguir bandidos que roubam os direitos e a dignidade dos cidadãos e deixe Charles continuar com o trabalho dele.
Não se trata deixar o Delegado trabalhar ou não, e sim de cumprimento da Constituição Federal, pois é sabido modo de trabalho do referido delegado, o mesmo trabalha de forma errada e arbitraria, ferindo não só a constiuição mas também pessoas, como está comprovado. Se quer continuar trabalhando, que seja dentro da lei.
Com relação aos Promotores, parabenizo a atuação dos mesmos, pois diferentemente do que dizem os comentários acima, estão apenas cumprindo seu papel que é ser fiscal da lei, se existe alguem que desrespeita e rasga nossa constituição, agindo com arbitrariedade e força excessiva, quando deveria agir dentro da lei, esse alguem é o Delegado.
Depois colocam a culpa no judiciário e no MP, quando um bandido é solto por falta de provas… A culpa é na verdade da Policia, que não trabalha direito, não investiga, quer fazer tudo da forma mais fácil e errada, arrancando confições, dentre outras formas ilegitimas e ilegais de se conseguir uma prova.
Portanto, fica aqui minha indignação com a visão erronea que as pessoas estão tendo do presente caso!
Os promotores de justiça só pensam em se aparecerem!!! Porque não pede que eles fiquem a frente de diligências e fiquem na frente da linha de tiro como os policiais??? Eles não fazem isso porque são covardes. Trabalham em gabinetes blindados e moram em condomínios de luxo e com segurança!!!!!!