Proposta fortalecida: Estudantes da região podem ganhar bônus para facilitar acesso à Univasf

por Carlos Britto // 18 de março de 2015 às 07:00

Lossio JulianeliA proposta de um bônus na nota do Enem para os estudantes da região que concorrerem a uma das vagas oferecidas na Univasf (Universidade Federal do Vale do São Francisco) está ganhando força. Ontem (17), o prefeito Julio Lossio defendeu a ideia durante uma reunião com o reitor Julianeli Tolentino.

Lossio argumentou que a inclusão regional é uma realidade em outras instituições brasileiras, entre elas a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que já oferece um bônus de 10% na nota final do Enem como argumento de inclusão regional. São beneficiados alunos que tenham cursado ensino fundamental e médio, presencialmente, em escolas de localidades definidas em edital. Outro exemplo citado pelo prefeito foi o da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que se utiliza dos mesmos moldes praticados pela UFPE, porém, destinando 20% de bônus para os estudantes.

Segundo o prefeito, a adoção da mesma medida pela Univasf poderia diminuir a evasão de jovens da cidade. “A gente recebe diariamente uma demanda muito grande da população que pede que os estudantes daqui possam ser priorizados no acesso à Univasf, especialmente para diminuir a quantidade de jovens que deixam a cidade porque não conseguem ingressar no Ensino Superior aqui”, argumentou o prefeito.

Proposta até o meio do ano

O reitor se mostrou favorável ao pleito apresentado e disse que até o final deste semestre já devem ter sido esgotadas as discussões sobre o tema, quando poderá ser apresentada uma proposta. “Vamos discutir, junto ao Conselho Universitário, uma forma viável de tornar isto uma realidade. Essa medida vai impactar na presença de mais estudantes das cidades em que a Univasf possui campus dentro das salas de aula”, assegurou o reitor. As informações são da assessoria de comunicação da prefeitura. (Fotos/divulgação)

Proposta fortalecida: Estudantes da região podem ganhar bônus para facilitar acesso à Univasf

  1. Luis Fernando disse:

    Que retrocesso absurdo essa proposta! Além de discriminatória (depois são os sulistas que discriminam), premia a mediocridade, a falta de foco e a força de vontade. A Univasf é uma universidade federal, paga com recursos de TODOS os estados. Esse bônus seria somente para os alunos oriundos de escolas públicas? Não. Seria para os que estudaram em boas escolas da região possam ter vantagem sobre os estudantes de outras regiões.

    Sabem porque há evasão de jovens da região? Porque há poucas oportunidades. A cidade não diversifica sua economia. Depende muito do agronegócio. E o agronegócio não dá espaço para muitos cursos oferecidos pela Univasf. Invistam mais no ensino médio e fundamental e criem oportunidades para os jovens da região, com a atração de empresas de outros segmentos.

    1. Pacato Cidadão disse:

      Não sei se você observou, mas outras universidades utilizam dessa prática, o que prejudica os estudantes daqui. Assim: ou todas as universidades aderem ao ENEM e não privilegiam ninguém, ou então cada uma procura proteger os estudantes de sua região.

      1. Luis Fernando disse:

        Não observei nenhuma faculdade do sul e do sudeste. Os únicos exemplos citados são a UFPE e UFRN. Se for para fazer esta palhaçada, que todas façam então.

  2. Regina disse:

    Acho Justíssima!! Sabemos que a UNIVASf foi criada para os Sertanejos e o que menos se vê são os filhos da região estudando lá. Não é discriminatória, se a lei nos dá brecha para beneficiarmos os de casa por que não fazê-lo?

  3. GIODAI disse:

    Não sou fã do prefeito, mas, essa proposta é boa e justa. Do que adianta montar uma universidade aqui para o povo de fora vir cursar? As outras regiões também têm universidades, logo “cada um no seu galho”.

  4. Cidadã Realista disse:

    Quando é para reclamar e dizer que está errado, eu faço, mas, se é bom para o povo o governante também merece os elogios e agradecimento.
    Parabenizo o prefeito Júlio Lóssio por levar à frente o pensamento do ex-deputado Federal Oswaldo Coelho, o qual, luta há muito para que a UNIVASF, universidade que ele pensou para os estudantes do Vale do São Francisco tivessem o direito de cursar em sua cidade, e no lugar deles, muitos são de fora, nada contra alguém conseguir, porém, é sabido que poucos alunos da região entram na UNIVASF e se a UFPE, UFRPE e UFRN que são Universidades respeitadas, tiveram a sensibilidade de perceber esta falta, por que a UNIVASF também não pode dar este incentivo?
    Não é discriminação, é mais uma ajuda para que nossos filhos possam fazer bons cursos e morar em sua cidade.
    Tenho exemplo de um ex-aluno que passou em Medicina no Piauí, mas, não foi cursar porque a família não têm condições de bancá-lo em outra cidade, uma vez que a renda familiar é de salário mínimo, e a pessoa ainda achar errado?
    Que se estude gente de qualquer lugar, mas, que tenham nossos alunos a chance de aqui realizar seus sonhos!!!
    Obrigada, prefeito e obrigada Dep. Oswaldo Coelho!!! Tenho fé que a luta do senhor não vai ser em vão. Deus ajude que isto seja regulamentado!!!

  5. Dreda disse:

    E aos poucos o Governo vai acabando com a meritocracia… Pois saibam que essa é uma faca de dois gumes. A maioria das universidades, tanto em quantidade quanto em qualidade, estão no sudeste e sul. Se eles resolverem fazer isso também, os melhores alunos daqui não terão mais vez por lá. Sem essa de coitadismo. Se queremos que o jovem daqui ingresse, temos que melhorar o ensino médio, e não maquiar atalhos. Subsídio só é bom (e a curto prazo) para quem recebe, mas piora toda a economia em volta.

  6. Maria Betânia disse:

    Já esta aprovado a proposta, coloquem por favor o percentual de 30% de bônus para os alunos da região!

    1. Luis Fernando disse:

      Isso é somente para os alunos da rede pública?

  7. Luis Fernando disse:

    Eu tinha até criticado, mas acho bom é que aprovem mesmo, já que muitos dos alunos que serão beneficiados são de escolas tradicionais da região e estudam pouco para isso. Ou seja, tomarão pau no ENEM do mesmo jeito, mesmo com bônus de 10 ou 20%. Assim, os pais que estão aqui defendendo seus filhos que não estudam, mas não perdem uma balada nem na véspera dos exames, ficarão de cara no chão. Além dos mais, abrirão precedentes para que algumas das melhores universidades do país, situadas fora daqui e que as vezes disponibilizam cursos que não temos por aqui, façam o mesmo. Parabéns aos defensores da idéia! É assim que fazemos um ensino e qualidade!

  8. Elias disse:

    Esse gente é esperta demais, sabe que isso não é possível, visto que a UNIVASF é uma instituição de ensino Federal e portanto os direitos são iguais para todos brasileiros natos e que aqui residem. Devia se preocupar com a FACAPE que está caindo aos pedaços, sem professores e os poucos que lá estão, recebem uma Merreca de salário e as condições de ensino são péssimos, faltando tudo que se faz necessário aos professores e alunos. Precisamos nos preocupar com o destino do nosso voto, para não servir de arma contra nós mesmos.

    1. Pacato Cidadão disse:

      As universidades têm autonomia administrativa, por isso que outras universidades fazem isso, seja com cota socias, raciais ou regionais.

  9. nina disse:

    EITA TRAMPOLIM…SÓ AGORA?

  10. José L. Martins disse:

    Demagogia em período pré-eleitoral. Em 2016 tem eleição para prefeito. Será que o reitor também é candidato?

    Seria um grande atestado de incompetência dos nossos estudantes se uma medida dessa fosse aprovada.

  11. Allison Lima disse:

    Esse bônus é totalmente injusto, visto que dados apresentados pela UNIVASF provam que ela atende muito bem aos estudantes que residem na sua área de abrangência, tendo aproximadamente 70% de seus discentes oriundos aqui da região. Quem está pedindo esse bônus não são pessoas que não tiveram bons estudos.
    Se for existir algum bônus que sejam para os alunos oriundos de escolas públicas, esses sim não tiveram uma educação equiparada aos demais. Já alunos de escolas particulares e cursinhos também particulares não são merecedores de bônus já que os mesmos tiveram um ensino de qualidade superior aos demais.
    E sobre o bônus ser aceito em algumas poucas faculdades, esse mesmo bônus aceita em pouquissimas universidades vem sendo derrubado pelo Supremo Tribunal Federal, pois o mesmo fere o direito de igualdade e de que todos, independentes de onde sejam tenham os mesmos direitos de acesso a educação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários