A 10ª Conferência Municipal de Saúde de Juazeiro (BA) foi encerrada nesta quinta-feira (23) reunindo dezenas de propostas de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), a serem levadas para a etapa estadual da Conferência. As propostas foram discutidas em quatro eixos pelos participantes, os quais foram compostos por usuários, trabalhadores da saúde, gestores e prestadores de serviço.
Durante toda a manhã, eles discutiram propostas de fortalecimento do SUS nos seguintes eixos: ‘Juazeiro que temos, Juazeiro que queremos’; ‘O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas’; ‘Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia’; e ‘Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas’. Entre as propostas, estão melhorias em diversas áreas da saúde como atenção primária, saúde mental, entre outros.
A plenária final foi o momento para votar nas melhores propostas levantadas durante a 10ª Conferência Municipal de Saúde. Voto a voto, os delegados formularam ideias que contribuem para uma saúde mais igualitária e abrangente. O secretário de Saúde Allan Jones acompanhou toda a discussão e votação das propostas referentes à saúde do município. “A gente sai daqui com o dever cumprido de que o controle social foi seguido à risca. Agora é hora da gente refletir e tirar essas propostas do papel por meio da execução do Plano Municipal de Saúde, pois é foco na gestão da prefeita Suzana Ramos otimizar a saúde dos usuários de Juazeiro“, ressaltou Jones.
As propostas escolhidas serão agregadas ao Plano Municipal de Saúde, além de encaminhadas à etapa estadual para uma discussão macro. “Temos propostas no âmbito municipal, de importância estadual e vamos fazer uma força-tarefa para que essas propostas possam ser aprovadas na etapa estadual, para que a gente leve à nacional e tenhamos uma saúde de qualidade para nossa federação e o nosso município“, destacou o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Robson Vieira.
A participação dos delegados cumpriu a paridade entre usuários do SUS, gestores/prestadores de serviço e trabalhadores de saúde. Edimar Santos é morador do bairro João XXIII e participou como delegado dos usuários do SUS. “Fizemos a apresentação dos projetos e inclusive venho de uma localidade que a UBS é uma referência. Para nós é uma felicidade participar de um evento dessa magnitude, valorizando o que temos e aprimorando a saúde“, disse. A presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, Neguinha da Santa Casa, acompanhou toda a votação das propostas.
Coral Caps II
A abertura da plenária final foi realizada com o coral do Centro de Atenção Psicossocial (Caps II). O grupo fez bonito ao entoar as canções “Anunciação” e “O que é, o que é”, animando o público presente.