Propostas para preservação da Área de Proteção Ambiental Lago de Sobradinho são discutidas em encontro

por Carlos Britto // 26 de julho de 2015 às 19:28

constesfCom o objetivo de discutir mecanismos de conservação para a Área de Proteção Ambiental (APA) Lago de Sobradinho, a coordenadora de projetos, Ítala Damasceno e o diretor de projetos do Consórcio Sustentável do Território do Sertão do São Francisco (Constesf), Frank Chaves, participaram, neste final de semana, de um encontro promovido pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) e pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em Sobradinho, no norte da Bahia.

Entre os temas debatidos está a poluição e degradação produzida pela prática agrícola e agropecuária, bem como a fomentação turística ecológica em alguns pontos da área, além da conservação e recuperação de espécies de fauna e flora nativas.

A APA Lago de Sobradinho compreende cinco municípios do território do São Francisco: Casa Nova, Sento Sé, Sobradinho, Pilão Arcado e Remanso. Durante o evento, foram levantadas sugestões sobre zoneamento e programas de gestão da APA, no que diz respeito ao uso dos recursos naturais da área de proteção que fazem parte do território desses municípios.

Para o diretor de projetos do Constesf, Frank Chaves, o debate trouxe uma oportunidade de reforçar um dos objetivos do consórcio, que é a preocupação com o meio ambiente do território.  “Participar de um debate como esse é de extrema relevância, já que podemos contribuir e colher informações para que continuemos cumprindo o nosso papel de desenvolver sustentavelmente os municípios consorciados ao Constesf, como esses que fazem parte da APA Lago de Sobradinho“, salientou.

De acordo com a coordenadora de Planejamento de Unidades de Conservação do Inema, Ana Carla Rocha, as propostas levantadas a partir do debate serão discutidas no âmbito do governo para compor o plano de manejo da APA Lago de Sobradinho. (foto/divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários