A ocupação da Casa Plínio Amorim por manifestantes do movimento intitulado ‘Petrolina Resistente’, que completa hoje (3) uma semana, gerou controvérsia entre algumas pessoas que pretendiam assistir à sessão ordinária desta terça-feira, a qual acabou novamente suspensa pelo presidente do Legislativo Municipal, vereador Osório Siqueira (PSB). Há quem concorde com o movimento, mas nem todos respaldam a atitude. É o caso da líder comunitária Miraildes Lima de Oliveira, que não fez questão de esconder a indignação.
“Eu sou a favor da reivindicação dos nossos direitos, mas acredito que não é desta forma que devemos nos comportar. Eles estavam andando de skate dentro da câmara e agindo de forma desrespeitosa. Se querem protestar que o façam, mas não aqui, não dessa forma”, ratificou.
Em contraposição, a comerciante Elinete Oliveira Santana ressaltou que apesar de não ter participação no movimento, discorda de Miraildes. “Estou acompanhando a situação e sei que esses meninos estão lutando pelos direitos deles, em momento algum eles cometeram atos de vandalismo. Eles estão aqui a pão e água, no desconforto e fazendo o que deve ser feito. Temos que gritar para as autoridades que queremos ter nossos direitos garantidos. Por isso sou a favor deles, como também sou dessa cassação do prefeito Júlio Lóssio. Depois de tanta coisa errada que ele fez, ele deve ser cassado”, avaliou.
Integrantes do movimento reagiram ao desabafo da líder comunitária, argumentando que não agiram com vandalismo. Prova disso é o mandado de intimação emitido pela Vara da Fazenda Pública da Comarca de Petrolina, que contraria a liminar pedindo a retirada dos manifestantes da Câmara de Vereadores.
Um trecho do documento do juiz Josilton Reis, mostrado ao Blog pelo advogado do movimento, Leonardo Monteiro (foto), destaca que “não há provas que os manifestantes estão promovendo desordem, dilapidação de patrimônio público ou mesmo praticando condutas que atentem contra a continuidade dos trabalhos legislativos, o que justificaria a intervenção imediata do Poder Judiciário. Registro ainda que embora tenha sido citado pela Requerente na exordial a existência na ponte Presidente Dutra, que pudessem desnaturar o uso desse meio de passagem e, decisão deste Juízo quando da ocupação da Prefeitura Municipal pelo movimento ‘O Vale Acordou’, afirmo que são situações distintas as narrada, na inicial pela requerente”.
Monteiro afirmou que o abaixo-assinado feito ontem (2) é justamente para que o grupo tenha o aval da comunidade petrolinense, que segundo ele está apoiando o coletivo. “Até agora já colhemos mais de 800 assinaturas”, assegurou.
Vai pra casa Banzai, tu ganha mais.
Esses jovem não estudam? Não trabalham? Vivem de que? Já foi criada a bolsa manifestante?
massa!
Força galera
A ocupação é legitima. O presidente da câmara esta com medo que o povo se una cada vez mais, por isso esta suspendendo as sessões. Olhem os jornais, blogs, TVs e vejam o que acontece em ocupações Brasil afora. Esse pessoal não só estuda como trabalha, não sei se vocês conhecem o tal de “reversamento”. Deixem de querer desqualificar um movimento que esta lutando para o bem do povo. Esses aí, que estão ocupando, são homens e mulheres de peito e coragem, ao contrario de muitos se esconde e mamam na prefeitura. Roubam de si mesmo o pouco que tem e ainda acham que estão ganhando.
Enquanto isso, “conhecido de Banzai”, “conheci muito bem Banzai” e cia, vocês deveriam procurar ser mais íntegros né? Qual o objetivo de vm aqui falar da vida pessoal de alguem? Tirar o foco? Qual o mal de tomar vinho na orla? Você é um irresponsável por que consome bebida alcoólica? Ó imaculados.
Força, galera. Tenho muito orgulho em saber que existe gente honesta e que luta pelos seus direitos. E mesmo sendo a forma mais dificil, nao se deixa abater. Pq é melhor lutar pra ter nossos direitos validados do que ficar se contentado com a corrupção desse sistema e com essa gente podre.
Essa comunitária deve achar melhor protestar trancando ruas e estradas, prejudicando trabalhadores que acordaram as 4 da manhã pra ir trabalhar e caminhoneiros que têm prazos a cumprir. A câmara está funcionando normalmente. Basta que os vereadores resolvam ir trabalhar.
mariana,acho que nao é medo nao colega,porque foi ele quem arquivou as cpis.volto a dizer julio já esta cassado quem dar o resultado é a justiça.eu confio mais na justiça que em cpi de vereadores.e estudante forte tem que reinvindicar é no calor do sol sejam fortes corajosos.sai do ar condicionado da camara voces estao demonstrando que gostam é de dormi no ar.reflitam.