Prossegue até sexta-feira em Petrolina 5ª Campanha de Doação de Órgãos

por Carlos Britto // 21 de novembro de 2012 às 15:00

Começou ontem (20) e prossegue até esta sexta-feira (23) em Petrolina a 5ª Campanha de Doação de Órgãos, promovida pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip).

Uma equipe da Organização de Procura de Órgãos de Petrolina (OPO), que funciona no Hospital Dom Malan (HDM), administrado pelo Imip, está participando da iniciativa.

Segundo a assessoria de comunicação do HDM, a programação da campanha conta com palestras, panfletagem e discussões sobre o tema em hospitais, na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e nas Escolas Dom Malan e Fernando Idalino Bezerra.

O objetivo é sensibilizar a população sobre a importância da doação de órgãos para salvar vidas. “Atualmente, o estado de Pernambuco tem quase 3 mil pacientes na fila de espera para receber um órgão”, informa a coordenadora de enfermagem da OPO, Joice Requião,

Autorização

Ainda segundo Joice, a OPO de Petrolina tem se destacado nas doações. A meta da Organização é conseguir uma doação e seis notificações de potenciais doadores por mês. “Ao todo, durante o ano de 2012, já conseguimos 10 doações. Só neste mês (novembro) foram duas. Inclusive a centésima doação do estado, que foi um coração, foi originado daqui de Petrolina”, ressaltou. A coordenadora explica que para ser um doador a pessoa precisa avisar em vida, aos familiares, que tem esse desejo. “É a família que autoriza ou não a doação. Então, é necessário que eles saibam dessa vontade que o individuo teve em vida”, finaliza Joice. (Foto/reprodução)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários