A Câmara dos Deputados, por meio do deputado João Campos (PSB-PE), protocolou na tarde desta quarta-feira (23) a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as causas do vazamento de petróleo que atinge a costa nordestina.
Até a noite da terça-feira (22), o deputado tinha recolhido mais de 230 assinaturas de parlamentares da oposição, “centrão” e partidos mais alinhados a Jair Bolsonaro. “A gente quer dar um protagonismo à Câmara nesse momento, entendendo que é fundamental um espaço que crie soluções e que tente ajudar o Nordeste”, afirmou João Campos à CartaCapital.
O deputado afirmou que a CPI quer estabelecer linhas de investigação para encontrar a fonte originária do vazamento, mas também acompanhar o que foi feito pelas autoridades para mitigar os danos. Até o momento, as investigações do governo federal são inconclusivas em relação à fonte dos vazamentos.
De acordo com a Marinha brasileira, mais de 900 toneladas de resíduos foram recolhidos até o momento. Na última atualização divulgada pelo Ibama, 200 localidades do litoral nordestino já tinham sido atingidas. De acordo com a Marinha brasileira, mais de 900 toneladas de resíduos foram recolhidos até o momento. Na última atualização divulgada pelo Ibama, 200 localidades do litoral nordestino já tinham sido atingidas. (Fonte: CartaCapital)