Prova Brasil começa a ser aplicada em escolas da rede municipal de Petrolina e Juazeiro

por Carlos Britto // 25 de outubro de 2017 às 16:31

Alunos da Rede Municipal de Petrolina. (Foto: Divulgação)

Começou nesta semana a Prova Brasil, que tem como objetivo de fazer um diagnóstico da educação básica ofertada em todo o país. Em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), cerca de 10 mil alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental, da rede municipal, estão participando da avaliação, que foi iniciada no último dia 23 e seguirá até o próximo dia 3 de novembro. Os estudantes estão respondendo a questões de língua portuguesa e matemática, com foco na resolução de problemas.

O exame é realizado a cada dois anos, e seus resultados são utilizados para compor o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a prova tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e informações sobre condições de trabalho. A partir das informações coletadas, as secretarias municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país.

(fotos/divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Srs redatores leitores e, população regional. Parabéns pela matéria, sobre essa história política da família Padilha, que tudo leva a…