Nas eleições municipais de 2012 serão eleitos 10,4% mais vereadores que em 2008. O aumento no número de vagas nas câmaras de vereadores se deve à Emenda Constitucional 58, aprovada pelo Congresso Nacional, e que resultou em 5.390 novas cadeiras nos legislativos municipais.
A emenda modificou a fórmula de cálculo da quantidade de vagas para vereadores e estabeleceu que, agora, elas variam de nove cadeiras para cidades com até 15 mil habitantes até 55 cadeiras para municípios com mais de 8 milhões de pessoas. Pelo novo cálculo, apenas cinco municípios tiveram reduzido o número de vereadores que serão eleitos, enquanto 1.695 aumentaram o número de cadeiras. De acordo com o Censo 2010, o país tem 5.564 municípios.
Proporcionalmente, os estados com municípios que mais criaram vagas foram o Pará (24,5%), Ceará (23,8%) e Maranhão (18,6%). Já os municípios do Tocantins foram os que menos criaram vagas, com aumento de apenas 2,7%.
O partido que mais tem mulheres disputando uma vaga em câmaras de vereadores é o PSTU, com 42%. O PCO, com 38,5%; o PCB, com 27,1%; e o PSD, com 29,9% são os que têm menos mulheres concorrendo. Os dois últimos partidos não estão atendendo às obrigações da legislação eleitoral, que estabelece cotas mínimas de 30% para um dos sexos. (Da agência Brasil)
POVO DE PETROLINA PELO AMOR DE DEUS.
NÃO TRAGAM DE VOLTA PARA A CÂMARA QUEM JÁ ESTA MORTO E ENTERRADO.( velhos e obsoletos vereadores mamadores da tetas da prefeitura com mais de um ou quatro mandatos.) VAMOS COLOCAR GENTE NOVAS,COM IDEIAS E IDEAIS PARA PETROLINA. MAS AQUELES VEREADORES Q JÁ ESTÃO VICIADOS, POR FAVOR NÃO.
VAMOS FAZER UMA FAXINA NA CÂMERA DE VEREADORES DE PETROLINA. MOSTRANDO Q A MESMA TEM O NOME DE CASA PLÍNIO AMORIM MAIS NÃO É PAI DELES NÃO PARA ADO TALOS POR TODA VIDA. E ASSIM ACABANDO DE VEZ COM ESSA BAIXARIA E BATE BOCA EXISTENTE NA MESMA. QUEM SABE ASSIM SE TENHA MAIS RESPEITO AQUELE ESTABELECIMENTO. ONDE A MESMA NÃO VENHA MAIS A SER CHAMADA DE (ARCA DE NOÉ, ESCOLINHA DO PROFESSOR RAIMUNDO E ETC.) FICA A DICA.
Concordo plenamente pessoal! Eu creio que, assim como no poder executivo, o legislativo também deveria se limitar a dois mandatos. Já que ele mesmos não aprovam uma lei que regulamenta isso, vamos nós mesmos controlar a gestão deles. Até mesmo porque se um vereador, deputado ou senador se reeleger 5 vezes, este será contemplado com uma GORDA APOSENTADORIA, ou seja, será aposentado como tal. Não vamos deixar isso acontecer!!!