PSOL acredita na cassação de Júnior Gás e pode fazer história na Câmara de Petrolina

por Antonio Carlos Miranda // 03 de outubro de 2023 às 12:31

O diretório municipal do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) em Petrolina está de olho num julgamento marcado para logo mais, às 14h, no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). Trata-se do futuro do vereador Júnior Gás (Avante).

Conforme divulgado por este Blog no último domingo (1), Júnior Gás pode ser cassado, juntamente com outros nomes que integraram a chapa da legenda, em virtude de possíveis fraudes à cota de gênero nas Eleições 2020.  O vereador vem sem mantendo na Casa Plínio Amorim por meio de uma liminar que conseguiu na justiça. Porém, o PSOL está otimista com o TRE-PE para derrubar essa liminar.

De acordo com o secretário geral Rosalvo Antônio (foto), a vaga do Avante deve ser do PSOL, haja vista que a legenda conseguiu atingir o coeficiente eleitoral no último pleito. Quem assumiria, caso a decisão seja favorável ao PSOL, seria Lucinha Mota, a qual obteve 2.656 votos. Mas esta, no entanto, deixou a legenda para se filiar ao PSDB. De qualquer forma, segundo Rosalvo, os votos de Lucinha vão para seu ex-partido. Depois dela, o segundo pssolista a alcançar o coeficiente foi o então candidato Erivan Bombeiro, com 701 votos.

Não temos dúvida de que Erivan não assuma essa vaga”, frisou Rosalvo, acrescentando que essa é uma questão matemática. Mas ele deixou claro que, se a matemática for mudada propositadamente, o PSOL ainda tem a instância federal para recorrer. “Há vários casos semelhantes em que a justiça eleitoral federal votou pela cassação dos vereadores”, concluiu. Caso o partido consiga a vitória no ‘tapetão’, será um momento histórico para o partido, que até hoje nunca elegeu representantes para a Câmara Municipal de Petrolina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários