De 29 de setembro a 1° de outubro próximo o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) realizará, em Brasília (DF), seu 8º Congresso Nacional. Neste sábado (29) começará a etapa das plenárias municipais. O processo congressual do PSOL acontece em três etapas: municipal, estadual e nacional. Em Pernambuco, o presidente do PSOL-PE, Tiago Paraíba, estima que em torno de 80 municípios da RMR, Zona da Mata, Agreste e Sertão irão levar os filiados e filiadas para debater as teses que disputarão a etapa estadual.
O próximo passo será a escolha dos delegados estaduais que participarão do 8º Congresso Estadual da legenda, nos dias 9 a 10 de setembro no Recife. “O PSOL em Pernambuco vem se consolidando como um partido democrático, plural e diverso. Com lutadores e lutadoras sociais do litoral ao sertão. As etapas municipais são muito importantes para ouvirmos a militância na base, votar nas teses estaduais e construir os projetos municipais do partido”.
No Estado, quatro teses disputarão a presidência do diretório estadual pelos próximos anos: Primavera Socialista por um PSOL Popular; PSOL Pernambuco de Todas as Lutas; PSOL-PE Independente! Pra Lutar contra a Extrema-direita e Conquistar Direitos; e Semente PSOL-PE.
O congresso nacional trará discussões estratégicas do PSOL, além de aprovação de resoluções e da escolha da nova presidência nacional. Serão avaliadas e debatidas a conjuntura nacional e internacional, além da tática partidária para o próximo período, os desafios para as eleições 2024 e 2026, a análise do balanço da gestão e organização partidária e a eleição da nova direção nacional, dos integrantes do Conselho Fiscal, da Comissão de Ética, e da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco.