O 7º Congresso do PSOL-PE finalizou suas atividades neste domingo (12) após recorde de participação e um extenso debate sobre a conjuntura política e os novos desafios do PSOL para 2022. Estudante de economia e militante do Movimento Negro, Tiago Paraíba, de 33 anos – um recifense do Alto José do Pinho – foi escolhido para liderar o PSOL com o conjunto de todas as forças do partido, pela sua ampla experiência partidária, nos movimentos sociais e pela capacidade política na formulação e diálogo.
Entre as resoluções, o PSOL reafirmou seu caráter popular, ecossocialista e compromisso político na apresentação de um projeto de reconstrução do Brasil. Além de se fortalecer como organização plural e democrática na luta contra o machismo, racismo, LGBTQA+fobia e o capacitismo.
O PSOL-PE também sai fortalecido e unificado na construção do debate público no Estado e na apresentação de uma alternativa ao PSB.
No final do congresso, Tiago chamou a militância para disputar as ruas e as redes na consolidação da campanha #ForaBolsonaro. “É determinante a unidade de todas as forças de esquerdas e populares para derrotarmos este projeto fascista e ultraliberal. O povo brasileiro sofre com o aumento do gás de cozinha, da comida, da inflação, entre outros. A fome e o desemprego voltaram a assombrar a população. O PSOL tem maturidade política e base social para contribuir nessa luta pela superação do bolsonarismo que despreza o nosso povo”, disse.