PT considera “absurdo” investigação contra Lula e prepara defesa do ex-presidente

por Carlos Britto // 10 de janeiro de 2013 às 07:40

2D929CEF23A6FA4F438F9C37392343O PT reagiu com veemência à decisão da Procuradoria-Geral da República de mandar investigar as acusações de Marcos Valério Fernandes de Souza contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Após ser condenado no julgamento do Mensalão, o empresário mineiro passou a acusar o ex-presidente de ter sido beneficiado pelo esquema. O partido classifica a atitude como uma “manobra sórdida” e deve transformar a festa de seus 33 anos de fundação, agora em fevereiro, num ato político de desagravo ao seu principal líder.

O jornal Estado de S.Paulo revelou na quarta-feira (9) que o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, informou a colegas que irá encaminhar o depoimento de Valério, prestado em 24 de setembro, à primeira instância do Ministério Público Federal (MPF) – após deixar a Presidência, Lula deixou de ter foro privilegiado e terá seu caso analisado por procuradores federais de Minas, São Paulo ou Distrito Federal.

Gurgel divulgou uma nota oficial na qual afirma ainda não ter tomado a decisão (mais informações abaixo). Fontes da Procuradoria-Geral, porém, confirmaram ao Estado que a decisão de dar prosseguimento ao caso já foi de fato tomada em dezembro.

O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), disse considerar “um absurdo” o MPF apurar se houve envolvimento de Lula no Mensalão. Na mesma linha, dirigentes do PT apontaram o dedo para Valério, acusando-o de tentar criar um fato político para minimizar o impacto de sua condenação pelo Supremo Tribunal Federal (STF) – o empresário foi condenado a mais de 40 anos de prisão e tenta, por meio de novas informações, diminuir a pena ao receber o benefício da chamada delação premiada.

No depoimento prestado à Procuradoria-Geral em setembro, Valério disse que pagou despesas pessoais de Lula, no início de 2003, por meio de depósito na conta da empresa de segurança Caso, de propriedade do ex-assessor da Presidência Freud Godoy.

É um absurdo que se produza uma nova investigação sobre esse tema, envolvendo o presidente Lula. Esse tema foi investigado à exaustão“, disse Maia, ao lembrar que 25 réus foram condenados pelo Supremo. “Além disso, houve uma CPI e todas as pessoas investigadas tiveram suas vidas devassadas. Qualquer tentativa de envolver o presidente Lula nisso não tem cabimento”.

Para Maia, Valério “não é confiável”. “É um homem condenado a 40 anos de cadeia e busca, agora, criar um fato político para atenuar sua condição. Não me parece razoável que tenha de se reabrir um caso que já foi tratado nas mais diversas instâncias”, completou o presidente da Câmara. “É uma manobra sórdida de alguém que tenta sair do buraco”, emendou o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP).

Lula sempre negou conhecer Valério, a quem chamou de “mentiroso” e “jogador“. O ex-presidente descansa em Angra dos Reis (RJ) com a família e não quer alimentar o assunto.

Nota

O presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, divulgou nota na quarta-feira na qual afirma que Gurgel “desmentiu” ter a intenção de investigar o petista. Ele criticou o jornal. “Em relação à manchete de primeira página do jornal O Estado de S. Paulo (…) lamento profundamente que o jornal tenha induzido ao erro seus leitores e outros órgãos da imprensa, já que não há hoje nenhuma decisão oficial sobre o assunto por parte da Procuradoria-Geral da República, de acordo com manifestação oficial do órgão desmentindo a matéria. Estranho tal equívoco na primeira página de um jornal tão tradicional como O Estado de S. Paulo, e prefiro acreditar que não existiu nenhum viés mal-intencionado no ocorrido”, afirma a nota. (Foto/Estadão)

PT considera “absurdo” investigação contra Lula e prepara defesa do ex-presidente

  1. DANIEL FERREIRA LEITE disse:

    ESSE E O CARA QUE DEVIA ESTA REALMENTE NA CADEIA.

  2. Rodrigo disse:

    Quem não deve, não teme!

  3. Carlos disse:

    Ué…ele é intocável é Deus???Se não deve não teme…Realmente ele foi um bom presidente…Mmais nem por isso está acima das leis…Se eu fosse ele e não tivesse nada a temer eu mesmo pediria a investigação …tá na hora de vermos a realidade…pois no mensalão a maior parte dos acusados são do PT(partido trambiqueiro)…

  4. Andrade disse:

    Antes de ser Presidente o filho era funcionário do Zoo de SBC. Hoje, acionista da Telemar.

  5. Sempre Atento disse:

    Pow,tem horas que fico a pensar com meus botões,como um partido como o pt,.brigou todavia contra a corrupção e hj deve ser o partido que mas tem ladrão,todos defendo o lula ,pior que todos sabem que o mesmo esta atolado até alma,nestes desmando no nosso coitado Brasil.Não sei como estes que se dizem honesto ainda o defende,se não terão já mas moral pra falar de outro político corrupto,pois usam da mesma moeda.que Deus destrua estas alma contaminada da face da terra pra sempre,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários