As investidas do governador Eduardo Campos (PSB) em busca de inserção nacional para disputar a Presidência da República estão servindo de combustível para o PT de Pernambuco. O marco do recomeço será a visita do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Estado, marcada para a segunda quinzena de junho, quando participará no Recife de um seminário sobre os 10 anos do PT no poder federal.
Inicialmente, a passagem da principal liderança petista pelo Estado estava prevista para o final de maio, mas com o atraso nos compromissos agendados até agora, a data foi modificada.
Será a primeira passagem de Lula por Pernambuco após ter a aproximação com Eduardo Campos – com quem mantinha uma relação pessoal intensa – esfriada. Lula também não veio ao Estado depois da trágica prévia do PT que resultou na perda da Prefeitura do Recife, sob a qual o ex-presidente também teve responsabilidade, já que optou por assistir à distância as disputas internas do partido.
O PT local, ao que indicam as movimentações atuais, não pretende esperar sentado a visita do ex-presidente e começa a articular – já para o próximo mês – caravanas que vão percorrer os principais municípios do Estado na busca de fortalecimento do discurso nacional. A decisão foi tomada segunda-feira (22) à noite, em reunião de executiva estadual. (Fonte: JC Online)