PT de Juazeiro faz balanço positivo de eleições e ressalta reeleição de Isaac e fortalecimento de bancada na Câmara

por Carlos Britto // 22 de outubro de 2012 às 07:26

Após o pleito do último dia 07 de outubro, o PT de Juazeiro fez um balanço positivo do resultado – não apenas em nível nacional, como também na Bahia e no próprio município (onde o partido viveu um intenso conflito interno).

O balanço foi divulgado em uma resolução enviada à imprensa. Confiram:

1 – O PT sai das eleições municipais em nível nacional como o partido mais votado no Brasil. Com 17 milhões de votos, elegeu mais de 626 prefeitos e prefeitas, sendo que o número de mulheres na representação municipal aumentou significativamente. Neste contexto, o PT elegeu 13 prefeitos e prefeitas, em municípios com mais de 150 mil eleitores e estamos disputando ainda no 2º turno em 22 cidades, de um total de 50, dentre elas São Paulo e Salvador, o que significa aproximadamente 50% do total de cidades que terão 2º turno. Elegemos 5.164 vereadores/vereadoras com o crescimento de 900 vereadores/vereadoras a mais em relação a 2008.

O nosso sucesso se deu em confronto direto com o projeto capitaneado pela direita retrógrada deste país, que tem como condutor o PSDB, o DEM, o PPS e uma campanha sistemática da mídia conservadora, que utilizou todas as estratégias para impedir o avanço dos partidos que compõem o campo democrático popular. A vitória do PT e de vários partidos aliados mostra que o povo brasileiro vem aceitando o projeto partidário, que se iniciou com Lula e tem continuidade com nossa presidenta Dilma.

As políticas sociais que diminuíram as desigualdades foram assimiladas pelo povo (que elegeu já em 2010 a maior bancada de deputados e deputadas federais e a segunda bancada de senadores do PT, além de ter eleger o maior número de deputados e deputadas estaduais petistas) e mostrar que estamos mudando a cara do Brasil mundialmente com o apoio da base aliada dentro do Congresso Nacional.

2 – Na Bahia, o PT cresceu significativamente elegendo 93 prefeitos e prefeitas em municípios estratégicos, além de dezenas de vice- prefeitos/prefeitas e centenas de vereadores/vereadoras. O resultado do PT nas eleições municipais demonstra o nosso fortalecimento em nosso estado. Nossa vitória se deu, inclusive, nos municípios em que apoiamos candidatos da base aliada do nosso governo estadual, mostrando que o projeto da “Bahia de Todos Nós” foi assimilado pelo povo baiano, notadamente as políticas de inclusão social, como TOPA, Água para Todos e recuperação da infraestrutura, que alteram a realidade da Bahia. O povo baiano compreende de qual lado estão os aliados de Lula e Dilma e o disseram nas urnas.

3 – Em Juazeiro o PT sai das urnas como o partido que mais cresceu, elegendo individualmente a maior bancada de vereadores/vereadoras, considerando que disputou numa chapa proporcional exclusivamente partidária, fato que reflete a aprovação popular da legenda e das propostas que representamos. A estratégia eleitoral definida de aliança com os partidos do campo democrático popular – PCdoB e PSB –, além daqueles que compõem o projeto estadual – PP, PR e PSD – em municípios onde ocorreu propaganda eleitoral, aprovada e construída pela Direção Nacional e Estadual, mostra que o PT de Juazeiro decidiu corretamente quando indicou para vice-prefeito Irmão Francisco Oliveira, reafirmando e sustentando o projeto que vem sendo construído nacionalmente, tendo Lula e a presidenta Dilma como nossas lideranças, e na Bahia o governador Jaques Wagner, contribuindo com isto para a vitória expressiva do prefeito Isaac Carvalho.

Concretamente, o PT contribuiu significativamente para a primeira reeleição de um prefeito em nosso município, o que nos coloca frente ao desafio de sermos co-participantes das mudanças ora em curso em nosso município.

Esta responsabilidade de contribuirmos para o êxito da nova administração e atendermos às expectativas e anseios dos cidadãos advém do resultado eleitoral do PT: com 14.372 votos foi o partido nominalmente mais votado em Juazeiro, recebendo a confiança de expressiva parte da população, refletida nos votos de 13,54% dos eleitores e eleitoras juazeirenses.

Contribuímos para a derrota do candidato da oposição ao nosso projeto nacional e estadual, capitaneados aqui pelo PV, DEM e PSDB. Não é demais reafirmar que a oposição em Juazeiro se dá em consonância com o projeto contrário ao nosso nacional e estadualmente, que são liderados por Lula, Dilma e Wagner, aprovados em nosso município com índices superiores a 80%.

Juazeiro mostrou mais uma vez sua vocação de contribuir para as mudanças em curso em nosso país e estado, colocando-se ao lado do projeto de esquerda que está em execução e que vem alterando a nossa realidade social. A vitória eleitoral aqui é fruto, também, dos investimentos realizados pelos governos federal e estadual, que priorizaram Juazeiro como forma de reconhecimento aos resultados eleitorais alcançados pelo nosso projeto aqui, em sucessivas eleições. O PT precisa capitalizar o resultado eleitoral e contribuir para implementação das políticas sociais que vêm dando certo na Bahia e no Brasil, no chamado modo petista de governar, fortalecendo assim a relação política com os partidos do campo democrático popular. Além disso, precisamos qualificar a nossa bancada de vereadores, para que nossa atuação legislativa se paute pelos princípios e propostas que historicamente orientam nossas intervenções em todas as esferas do parlamento, demonstrando unidade política na aprovação de projetos, contribuindo assim para fortalecer o papel institucional da Câmara de Vereadores e do Poder Legislativo, alargando e consolidando a democracia participativa. Nossos vereadores devem continuar sendo o canal das reivindicações do povo juazeirense e interlocutor dos setores organizados da sociedade, mostrando nosso modo petista de legislar.

Diretório Municipal do PT/Juazeiro-BA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários