PT e PTB definirão líder da oposição na Alepe ainda este mês

por Carlos Britto // 05 de janeiro de 2014 às 12:19

Silvio Costa FilhoO novo bloco oposicionista da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), formado pelo PT e PTB, deve se reunir no fim deste mês para acertar, além da forma como atuarão juntos na Casa Joaquim Nabuco, quem será indicado para assumir a liderança da oposição no lugar do tucano Daniel Coelho.

Com o ingresso do PSDB à base do Governo Estadual fica, segundo o regimento interno da Casa, inviável a permanência de Coelho como líder da oposição, mesmo que ele mantenha uma postura independente da legenda e não apoie o PSB no âmbito estadual e nacional.

Segundo o jornal Folha de Pernambuco, a presidente estadual do PT, Teresa Leitão, declarou que a mudança de posicionamento do partido foi definida desde que se decidiu pela entrega dos cargos ocupados na gestão do PSB. “Não temos outro caminho a não ser da oposição. O cenário está bem definido, com a candidatura de Eduardo Campos à Presidência”, comentou. Sobre a indicação do líder, a petista, que possui boa articulação nos debates, descarta a possibilidade de assumir por causa das demandas na função de presidente do PT.

Nomes

Dentre os parlamentares que poderiam se encaixar nesse perfil comenta-se que a escolha recairia sobre o petebista Silvio Costa Filho (foto), que saiu da vice-liderança do Governo e tem encabeçado debates a favor das benfeitorias do Governo Federal no Estado.

O líder do PTB, Augusto César, que também é um nome cotado para assumir a liderança da oposição, afirmou que esse assunto ainda não foi tratado, mas garante que antes do fim do recesso ele será fechado. “É certo que estaremos juntos com o PT no campo da oposição, e vamos demarcar nossos espaços, sempre respeitando a democracia”, disse.

Único representante do DEM na Alepe, Maviael Cavalcanti comentou que só irá tratar do assunto em fevereiro. Seu partido não descarta a possibilidade de também aderir ao Governo, mas o parlamentar afirma, de antemão, que seu voto no Estado é do senador Armando Monteiro Neto (PTB), e que permanecerá com o posicionamento independente. “Sempre atuei na oposição e não será no último momento que vou mudar de posição”, destacou. (Foto: Folha de Pernambuco)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários