O Partido dos Trabalhadores pode oficializar hoje (02) a saída do Governo Isaac Carvalho (PCdoB). Tudo será decidido em uma reunião interna. A discussão será sobre a entrega ou não do último cargo comissionado do partido dentro da administração municipal: a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), cuja titular é Célia Regina.
A informação foi confirmada pelo secretário de organização do PT de Juazeiro, Paulo Henrique. O petista foi cauteloso a comentar os motivos que levaram a essa tendência, afirmando que fora do governo o PT pode ser mais útil, deixando o prefeito à vontade para montar sua equipe. O único petista na administração deverá ser o Irmão Francisco, por se tratar de um cargo eletivo (vice-prefeito).
Apesar de destacar que não se trata de um rompimento, Paulo Henrique acabou revelando uma série de pontos de insatisfação do partido com o governo que ajudou a eleger. Uma delas é o tratamento dado aos partidos aliados – incluindo o PT -, que sequer são consultados nas grandes decisões, a exemplo da elaboração da reforma administrativa.
O que pode ter sido a gota d’água ocorreu na última semana: a nomeação do ex-prefeito de Sento Sé, Juvenilson Passos, que apesar de ser do PT, não teria sido indicação do partido. Outro golpe bastante sentido pelos petistas foi a descoberta da demissão do secretário de administração Beto Borges, através deste Blog.
No encontro regional do PT, realizado no último sábado (27), o presidente estadual da legenda, Jonas Paulo, já havia adiantado sinais de mudanças na relação com o Governo Isaac Carvalho. “O PT não abre mão de uma candidatura própria nas eleições de 2014 e 2018, não abre mão”, disse, durante discurso, destacando a importância do entendimento com os partido da base. Algo que parece ter faltado na relação entre o PCdoB e o PT.(De Rinaldo Lima para o Blog)