O líder do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) na Câmara dos Deputados, Fred Costa (Patriota-MG), disse que a vereadora Zirleide Monteiro (PTB) de Arcoverde (PE), no Sertão do Moxotó, foi expulsa do partido por falas capacitistas contra a mãe de um filho com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A informação é do Diário do Poder.
Zirleide foi alvo de memes devido a uma queda que sofreu durante uma recente homenagem, de sua autoria, na casa legislativa ao deputado estadual Kaio Maniçoba. Por conta disso, ela disparou: “o castigo de Deus ele dá aqui, em vida. Quando ela veio com um filho deficiente, é porque ela tinha alguma conta a pagar com aquele lá de cima. Ela já veio pra sofrer. Sinto muito, sinto muitíssimo”.
Como este Blog mostrou, após a repercussão da declaração, Zirleide divulgou um pedido de desculpas para as “pessoas com deficiência e seus pais” e disse que lhe faltou “tranquilidade e serenidade” após ser alvo de “agressões, mentiras e ofensas”. A mulher a quem Zirleide se refere é Luzia Damasceli, uma ex-funcionária da Câmara Municipal de Arcoverde e sua adversária política, que é mãe de uma criança com autismo.
A Câmara de Arcoverde abriu um procedimento interno para tratar sobre a responsabilização da vereadora pela declaração. Com a repercussão do caso, Zirleide desativou as redes sociais, após ser bombardeada de críticas em suas publicações. Além disso, diversas entidades repudiaram a fala da vereadora.