Eterna Dama do Barro, a artesã Ana Leopoldina dos Santos – ou simplesmente Ana das Carrancas – receberá mais uma homenagem no ano do seu centenário de nascimento. Agora é a quadrilha junina ‘Xamêgo Bom’, da cidade de Sobradinho (BA), que relembrará o legado da artesã, a ser destacado no retorno dos festejos de São João.
A ideia é contar um pouco da história de Ana das Carrancas, que iniciou sua trajetória em Ouricuri (PE), onde nasceu, passando por Picos (PI) – onde encontrou Zé Vicente, o amor da sua vida – até chegar a Petrolina, terra que adotou e a estimulou a confeccionar suas famosas carrancas de barro, reconhecidas até mesmo fora do Brasil.
“É essa história de amor, lutas e sucesso que vamos apresentar na temporada 2023. Com o tema ‘A Dama do Coração de Barro’, pretendemos levar ao universo junino a trajetória de vida da homenageada, que em 2023 faria 100 anos. É uma história muito linda, onde a fé e principalmente o amor pelo esposo fez de Ana um símbolo não só de Petrolina, mas de toda região”, disse Francisco Meirelles, presidente da junina Xamêgo Bom.
“Viver Ana das Carrancas será uma honra, eu estou amando conhecer cada detalhe da história dessa guerreira, que teve sua história pautada no trabalho e na paixão pelo Zé Vicente, seu amor eterno”, pontuou Iris Oliveira, rainha da junina. “Cada momento da história de Ana a gente vai introduzir dentro do universo junino. Podem esperar um espetáculo lindíssimo”, completou Romário Moura, coreógrafo da junina.