A situação do escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, 87 anos, piorou. Boletim médico divulgado às 20h desta terça-feira (22) pelo Real Hospital Português (RHP), localizado na área central do Recife, aponta que o estado de saúde dele sofreu uma piora. “Houve um agravamento do quadro clínico e a situação é instável“, diz a nota.
Na noite dessa segunda-feira (21), ele sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico e passou por procedimento cirúrgico. Desde então, Ariano está em coma e respirando com ajuda de aparelhos.
Abaixo, segue a nota oficial assinada pela médica neurocirurgiã Feliciana Castelo Branco:
“O paciente Ariano Suassuna permanece internado na UTI Neurológica do Real Hospital Português, em coma e respirando com ajuda de aparelhos. Houve um agravamento do quadro clínico e a situação é instável, com queda da pressão arterial e pressão intracraniana muito elevada”.
Ariano já havia sofrido um infarto agudo do miocárdio no dia 21 de agosto do ano passado, sendo submetido a um procedimento de cateterismo na Unidade Coronária do RHP no mesmo dia. O escritor passou seis dias internado e teve alta para continuar um tratamento domiciliar. No entanto, ele voltou ao hospital dois dias depois, quando passou por uma arteriografia, devido a um aneurisma cerebral.
Na última sexta-feira (18), o escritor apresentou uma aula-espetáculo no Teatro Luiz Souto Dourado, em Garanhuns, Agreste pernambucano, integrando a programação do Festival de Inverno daquela cidade. (Fonte: NE-10/foto: Alexandre Belém/Acervo JC)
Tomara que a literatura não fique mais pobre, já basta a música brasileira. Oremos pela saúde Ariano.