Cerca de 200 vendedores ambulantes que irão trabalhar nos festejos juninos de Petrolina receberam treinamento da Vigilância Sanitária ontem (17). Representantes do Corpo de Bombeiros também repassaram informações sobre os cuidados com fiação e uso de gás de cozinha nos eventos.
Um dos pontos abordados foi segurança como medida fundamental. Por isso os bombeiros orientaram sobre a forma correta de como proceder em casos de riscos envolvendo curtos circuitos e/ou incêndios. Os vendedores puderam reciclar informações sobre cuidados e prevenções de acidentes. Outro ponto destacado foi o uso do extintor de incêndio, manuseio e medidas protetivas para conduzir o equipamento.
O treinamento contou, ainda, com instruções sobre boas práticas alimentícias. Durante a apresentação, foi exposta a diferença entre o gelo ‘escama’ e de cubo. O primeiro só pode ser usado para acondicionar bebidas; já o segundo pode ser utilizado no consumo humano. Além disso, informações como condições de higiene, acondicionamento e dispensação dos produtos também foram destaque.
Para o diretor-presidente da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS), Marcelo Gama, o momento com os vendedores é importante para reforçar as medidas de segurança. “Estamos nos aproximando de um dos maiores eventos da cidade, que é o São João. Atendendo a solicitação do Prefeito Simão Durando, promovemos mais essa capacitação para reafirmar que a Vigilância tem como finalidade auxiliar e evitar riscos à saúde do consumidor. Destacamos também que, tudo que repassamos, vamos cobrar nos dias de eventos. Quem descumprir será notificado e, a depender da gravidade da infração, será autuado e recolhido do local”, destacou.