Quase metade dos homicídios em Petrolina está relacionada ao tráfico de drogas, segundo Polícia Civil

por Carlos Britto // 01 de novembro de 2013 às 08:40

Sara MachadoPetrolina, Afrânio e Dormentes registraram 83 homicídios de janeiro até outubro deste ano, segundo dados da Polícia Civil (PC). O que chama a atenção nos números é a quantidade de crimes relacionados ao tráfico de drogas: cerca de 40% dos homicídios têm relação com o comércio de entorpecentes.

Segundo a delegada Sara Machado (foto), as polícias Civil e Militar têm trabalhado em parceria para reduzir a violência relacionada às drogas. “De 2010 pra cá, a gente teve um aumento considerável de crimes relacionados ao tráfico. É um tipo de motivação que vem crescendo na cidade e está pesando no índice de mortes”, comentou.

De acordo com o levantamento da PC, o índice de elucidação dos homicídios é de 55% em 2013. “Esse número ainda leva em consideração que a gente também investiga os crimes antigos, de anos anteriores. Os dados são positivos porque trabalhamos em parceria com a comunidade. A população tem sido importante para a solucionar e punir os autores dos crimes”, afirmou.

Aumento proporcional

Os três municípios juntos registravam de seis a sete homicídios mensalmente. Nos últimos meses, o número aumentou para oito assassinatos, em média. De acordo com a delegada, o crescimento é proporcional ao aumento da população.

“Tivemos um aumento considerável na quantidade de homicídios porque a população vem crescendo. Muitas pessoas vêm de fora, moradores de rua, pessoas envolvidas com tráfico de drogas; o que causa certo transtorno na questão criminal da cidade”, explicou.

Os dados da PC ainda revelam que a maioria dos crimes acontece no fim do mês. Em Pernambuco, a preocupação é maior com a chegada do fim de ano. “A gente vem com uma média ponderada de homicídios, mas os números aumentam no fim de cada mês. Em todo o Estado, essa tendência acontece no final do ano. Já estamos trabalhando para prevenir isso”, destacou.

Quase metade dos homicídios em Petrolina está relacionada ao tráfico de drogas, segundo Polícia Civil

  1. João José disse:

    55% de elucidação? E a morte de Abidiel dos Cobras? E a morte da vereadora Maria Maga? E a morte dos dois irmãos cujo o nome de um deles era ciço, na Areia Branca, a um bom tempo atrás? Sem contar centenas de mortos que até hoje não teve solução. Reconheço que a PC melhorou muito, mas não se esqueçam das mortes do passado que nem ao menos houve investigação. Botaram uma pedra em cima.

  2. Amo Minha Petrolina disse:

    E o latrocínio de Espedito Rodrigues dos Santos no CEAPE em dezembro de 2011 que todo mundo sabe quem foi (tem até filmagem) menos a Polícia e a Justiça?

  3. Pinho Filho disse:

    queria ser preso e algemado por essa delegada

  4. Jair Lima disse:

    Eu diria que 55% dos inquéritos foram concluídos, o que não quer dizer que o crime foi solucionado. Tentar enganar a população com números é uma tática nada louvável. E estamos falando de IPL em houve homicídios, único crime que Dudu vem investimento. Os outros, nem inquérito abrem.

  5. Sara Machado disse:

    Informo que as investigações do homicídio da vereadora Maria Maga foram concluídas e enviadas ao MP e Judiciário com autoria esclarecida. A morte de Abidiel está com investigações avançadas, embora não concluídas. Quanto à morte dos irmãos em Areia Branca vou buscar informações para postar na segunda-feira. Esclareço que os homicídios antigos nao estão esquecidos e contamos com uma equipe exclusiva para atuar em procedimetos instaurados antes da criação dos Núcleos de Homicídios em dezembro de 2009. Estamos a disposição de todos para quaisquer esclarecimentos (87)3866-6781/6782

  6. Sara Machado disse:

    No decorrer das investigações do homicídio de sr Espedito foram localizados alguns suspeitos, não batendo as caracerísticas físicas destes com as imagens dos autores do crime conseguidas pela polícia. Qualquer informação entre em contato com a Delegacia de Homicídios tel (87)38666781/6782 e denuncie, assim nos ajudará a dar uma rápida resposta para este delito. Obrigada a todos pelos comentários.

    1. marcelo lopes disse:

      DRA SARA ! VEJO QUE A SENHORA ESTAR SE ESFORÇANDO PARA DAR UMA RESPOSTA A SOCIEDADE. POREM DAREI 02 TOQUES A SENHORA. O 1. É SOBRE O LATROCÍNIO DO SR. ESPEDITO, O ASSASSINO DO MESMO É UM BANDIDO CONHECIDO POR DAMIAOZINHO OU PELE DE BEBÊ, MORTO AINDA ESTE ANO NA CIDADE DE JUAZEIRO BA, EM CONFRONTO COM UM PM DO CIOSAC. CONTRA O MESMO EXISTIA 2 MANDADOS DE PRISÕES. TODOS POR ASSALTOS EM BELEM DE S. FRANCISCO E OUTRO SALGUEIRO. O 2. PROCURAREI CONVERSAR COM SRA PESSOALMENTE, POIS TENHO INFORMAÇÕES IMPORTANTE. MEIOS SOCIAIS PODEM COMPROMETER SUA INVESTIGAÇÃO.

  7. Sara Machado disse:

    Obrigada, Marcelo, estou a disposição de todos e agradeço a ajuda da população na elucidação dos homicídios em Petrolina. A colaboração e confiança do povo em nosso trabalho tem contribuído para melhorar a prestação de serviços de nossa Delegacia. Aguardo seu contato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários