Nos últimos três anos a Prefeitura de Petrolina tem investido na manutenção de equipamentos turísticos da cidade. Entre os locais beneficiados está a Orla, o Bodódromo, a Oficina do Artesão Mestre Quincas e o Centro Gastronômico Dona Iracy Sobral (na rua Eraldo Gueiros), que passaram por uma intensa transformação.
Em todas essas obras estruturantes estão sendo investidos R$ 7,7 milhões em melhorias, ampliações e readequações dos espaços.
As melhorias na Orla tornaram o lugar mais agradável e receptivo ao lazer de todos os petrolinenses. O projeto permitiu que todas as pessoas pudessem contemplar o Velho Chico de qualquer ponto que se esteja. O local ganhou novo calçadão, ciclovia e teve a acessibilidade ampliada. Ainda ganhou novos parques.
Na Porta do Rio, brinquedos inclusivos permitem que todas as crianças possam aproveitar a infância, independe das diferenças. Há ainda um polo gastronômico, pista de 300 metros para caminhadas ou corridas, quadra poliesportiva, equipamentos de ginástica, áreas para prática de esportes urbanos (skate e patins) e um espaço recreativo para animais domésticos.
A Oficina do Artesão Mestre Quincas foi ampliada e os artesãos ganharam mais espaço para produzirem as peças que levam a cultura sertaneja para o mundo, além de tornar o ambiente mais aconchegante para turistas que visitam a região.
Gastronomia
O Bodódromo é parada obrigatória de quem visita Petrolina. O ambiente passa por uma requalificação em duas etapas: a primeira ampliou o estacionamento, melhorou a acessibilidade e trouxe uma maior arborização. Já na segunda etapa, que está em andamento, está prevista a implantação do pórtico de entrada, com a instalação de letreiro indicativo e revitalização do canteiro central de acesso. Na parte externa, margeando a Avenida São Francisco, será construído um food park com a edificação de quiosques e a construção de um espaço coberto para exposição do artesanato local.
Já o Centro Gastronômico Dona Iracy Sobral, inaugurado nesta quinta-feira (6), na Rua Eraldo Gueiros, no Centro, ganhou uma reforma completa e, agora, 20 novos quiosques padronizados dão espaço onde antes havia barracos com pouca infraestrutura.
Primeiro, quero parabenizar por está cobertura jornalística ao Carlos Brito e, se for permitido, indicar outros pontos relevantes e muito importantes para o Turismo do Vale do São Francisco: O Aeroporto Internacional Senador Nilo Coelho e uma porta de entrada para o Turismo de negócio, de agrocomércio, pedagógico, além de ser um importante acesso para o Parque Nacional Serra da Capivara. Precisamos de um suporte intensivo de mais vôos para a nossa cidade e para a região. O aeroporto impulsiona toda a rede do Turismo regional do Vale do São Francisco, movimentando todos os passeios, além de trazer renda e ocupação para os hoteis, aumentar o volume do número de pessoas nos bares e restaurantes. Somos a porta de entrada para o Enoturismo Regional e para os passeios náuticos. Temos passeios tão relevantes e comparados pelos turistas aos passeios internacionais.