Radialista e jornalista Machado Freire elogia homenagem a Mansueto de Lavor

por Carlos Britto // 06 de julho de 2011 às 13:00

O radialista e jornalista Machado Freire escreveu ao Blog sobre a bela homenangem que o o saudoso senador Mansueto de Lavor recebeu da Câmara de Deputados, que aprovou iniciativa de Gonzaga Patriota em batizarr o nome de Mansueto num dos prédios da Univasf em Petrolina.

Além de considerar a homenagem mais do que justa, Machado também enalteceu a iniciativa de Gonzaga. Confiram: 

Esta homenagem prestada pelo companheiro Gonzaga ao ex-deputado e ex-senador Mansueto de Lavor, além de justa, levará à posteridade o nome do ex-sacerdote nascido na Serrita do coronel Chico Romão. É como se ele estivesse ali em pessoa, recebendo a ‘estudantada’ e os professores, categorias que ele sempre defendeu.

Significa que o nome do padre, filósofo, advogado e político dado à Univasf será lembrado para sempre.

Farei questão de comparecer à solenidade. Estarei presente à Univasf na hora em que a homenagem a Mansueto de lavor for prestada. Sugiro a Gonzaga e aos familiares de Mansueto que seja distribuída com a população presente- em particular aos estudantes, a biografia daquele que prestou um inestimável serviço à democracia, a partir de Petrolina terra marcada pelo personalismo (uma espécie de feudo) imposto à população sanfranciscana por longo anos.

Petrolina e o São Francisco foram defendidos a toda prova por Mansueto de Lavor. Depois dele (entre outros) vieram Valter Lubarino e Gonzaga Patriota, tendo o primeiro “pendurado as chuteiras” a partir do momento em que conquistamos um palmo de democracia. A semente foi tão bem plantada que os coronéis históricos de Petrolina perderam o fôlego e ainda hoje se mantém à custa do poder (oposição) que eles combatiam e segregavam no passado.

O grande alento e sobrevivência dessa gente (é vergonhoso mas a verdade seja dita ) são as chamadas “tetas do governo”. Eles nunca aprenderam. Lavor soube regar essa planta que orgulha a todos nós.

Parabéns a Gonzaga pela feliz iniciativa.

Machado Freire/Radialista e Jornalista

Radialista e jornalista Machado Freire elogia homenagem a Mansueto de Lavor

  1. SEM TERRA disse:

    Mais do que justa esta homenagem ao grande Padre, Filósofo, Advogado e POLITICO, que era Mansueto. Nunca engoli terem retirado o nome de mansueto do Petrolina Mais justiça seja feita e Gonzaga Patriota esta de parabéns em faze-la. Pondo o nome de Mansueto em das entidades mais importantes para Petrolina e Pernambuco. a Família do Senador te agradece.

  2. absurdo! disse:

    Esta iniciativa só podia partir de Gonzaga, afinal hoje ainda bate de testa com estes coronéis históricos de Petrolina, que acham q esta cidade só pertence a eles e q os demais só existem aqui para lhes servirem. Só eles podem tudo, são donos de tudo e mandam em tudo.
    Fazem tudo para que esta realidade não mude. Lavor foi um grande homem, político de vergonha, tão em extinção nos dias atuais.
    Parabén Gonzaga. É por essa e outras mais q vc faz a diferença e é
    tão bem votado aqui. Vc é diferente!!!

  3. SEM TERRA disse:

    Dido aeroporto de Petrolina.

  4. Contemporâneo disse:

    Todos participaram, de uma ou de outra forma. Mansueto foi uma oposição de nível cultural muito elevado, mas que também executou o seu projeto pessoal. Educou-se num seminário católico, educação de qualidade e gratuita, usou a igreja para fazer política, deixou a batina. Pegou o trem de Miguel Arraes, quando esta máquina corria garbosamente numa volta por cima do pós golpe militar. Assim chegou ao Senado da República. Foi realmente muito útil e brilhou na consolidação da democracia.
    Os coronéis, a que se refere a matéria, foram muito úteis e necessários ao desenvolvimento desta região.
    Não se pode, nem se deve homenagear determinado participante desta história, insinuando injustiças aos outros.
    Não é por aí!

  5. Barbosa disse:

    Machado Freire,vc foi muito infeliz em algumas colocações.O coronelismo que vc se refere não se aplica a minha querida Petrolina,muito pelo contrario,esse pessoal foi quem alavancou o progresso e colocou minha cidade em evidencia no mundo inteiro.Peço que respeite as pessoas que vislumbraram em PETROLINA a caifornia do sertão.
    Quanto a homenagem a Mansueto ela é justissima,porém não tira o mérito de quem tanto fez e continua fazendo por minha terra.
    Exijo Respeito seu Machado Freire.

  6. Cabeção disse:

    Esse deputado Gonzaga Patriota não faz outra coisa se não ficar legislando pra colocar nome de prédio,de feira,de praça,de avenida e citando nome de lideres comunitarios em suas falas nas rádios.Isso é muito pouco pra quem pensa grande.Gonzaga traga progresso a Petrolina,VC TÁ DEVENDO!

  7. Barbosa disse:

    “Lavor soube regar essa planta que orgulha a todos nós”
    “o coronélismo”adjetivo dado por vossa pessoa para desqualificar a FAMILIA COELHO eñtão plantou,é isso?Lavor apenas regou?quanta incoerencia prezado radialista.

  8. Confúcio disse:

    Confuso, loucão, nunca realizou nada. Não sabe elogiar ninguém.O machado Fere, porque está talhado somente para cortar.

  9. Edmilson Nunes disse:

    O ilustre homenageado, junto com Ney Maranhão defendia ferrenhamente Color de Mello, que juntos conseguiram com que o DNOCS furassem poços para suas fazendas conforme reportagem de Veja em 1993 que também descortinava o escandalo que envolvia Inocencio de Oliveira? Não é este Inocencio o mesmo condenado por ter em sua fazenda no Maranhão pessoas trabalhando como escravos? O povo precisa tomar remédio para memória e ler mais o que informa, Capricho e Contigo não vale!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários