O prefeito de Araripina (PE), no Sertão do Araripe, Raimundo Pimentel, convocou a imprensa local ontem (9) para anunciar um plano de investimento que promete impulsionar o desenvolvimento da cidade. O pacote de ações é resultado de uma operação de crédito que a prefeitura busca junto à Caixa Econômica Federal, visando a promover melhorias em diversas áreas.
Durante a coletiva, o prefeito Pimentel apresentou detalhes sobre os números das dívidas herdadas pela atual administração que, inclusive, muitas delas já foram pagas pelo seu governo. Segundo o gestor, o montante ultrapassa os R$ 60 milhões e está relacionado a salários atrasados, empréstimos consignados, transporte escolar, previdência, dívidas trabalhistas, entre outros compromissos que foram deixados. Pimentel ressaltou a importância de quitar essas dívidas, o que garantiu a estabilidade financeira do município, possibilitando novos investimentos.
O que vem por aí
Dentre as principais obras e aquisições apresentadas pelo prefeito, destaca-se a construção de uma Usina Fotovoltaica, que proporcionará energia solar ao município, reduzindo os custos mensais em aproximadamente R$ 600 mil. Além disso, será realizada a implantação de lâmpadas LED em 100% das áreas do município, visando a economia de energia.
Outros investimentos anunciados incluem a aquisição de dois ônibus novos para o Tratamento Fora de Domicílio (TFD), quatro máquinas Patrol para melhorias nas estradas, a construção do Centro Administrativo em frente à Escola Independência e a abertura das escolas Juscelino Kubitschek, da Vila Bringel e Cavalete, e no distrito de Nascente.
O prefeito também destacou o compromisso com os seis distritos do município. Serão realizadas obras como a pavimentação do bairro João da Mata e a construção de uma Escola Nucleada em Nascente. Em Gergelim, será feito todo o saneamento e a pavimentação do bairro Morais. No distrito de Rancharia, será concluída a pavimentação de todas as ruas. Já em Lagoa do Barro, será construída a Escola Nucleada Enoque Mateus da Silva. Além disso, está prevista a pavimentação da Vila Sampaio e da Avenida José Alcebíades, no bairro Morais, e a pavimentação de ruas em Vila Serrânia.
Outros projetos
Na sede do município, o gestot anunciou projetos de grande impacto, como a duplicação da Avenida Jaime de Araújo e o revestimento de todo o Riacho São Pedro. Também estão previstas a pavimentação da Travessa Santana (Rua do Pajeú), a requalificação da Praça Frei Ibiapina, da Praça do BNB e da Avenida Antônio de Barros Muniz. A construção de um terminal de passageiros, a recuperação e requalificação do Aterro Sanitário, além da reforma e requalificação do Estádio Chapadão do Araripe e do Parque Três Vaqueiros, completam a lista de projetos que prometem transformar a cidade.
“Estou muito otimista em relação ao Plano de Investimento. O nosso compromisso é proporcionar melhorias significativas para a população de Araripina. Os projetos anunciados hoje visam não apenas à resolução de problemas herdados, mas também o avanço e a modernização do município como um todo, impulsionando o seu desenvolvimento econômico e social. Estamos preparando Araripina para o futuro”, concluiu o prefeito Pimentel.
Além da imprensa, estiveram na coletiva o vice-prefeito Evilásio Mateus, os vereadores Roseilton Oliveira (presidente da Câmara), Evandro Delmondes (líder do Governo), Doval, João Doutor, Kaligia Mateus, Camilla Sampaio, Rodrigo Cobrinha, Camila Modesto, Aurismar Pinho e Luciano Belo.
Parabéns prefeito pelo seu trabalho, o povo agradece