Raquel já conta com apoio de 28 líderes pernambucanos para 2º turno

por Carlos Britto // 05 de outubro de 2022 às 12:27

Fotos: Janaína Pepeu/divulgação arquivo

Nos primeiros dias depois do primeiro turno das eleições, lideranças de diversos partidos já começaram a declarar apoio à candidatura de Raquel Lyra (PSDB) ao Governo de Pernambuco para o segundo turno.

São, até agora, 28 nomes que incluem deputados, prefeitos, vereadores e outros de peso do cenário político local, com ou sem mandato. Dentre os apoiadores de Raquel estão os prefeitos Nicinha Melo (MDB), de Tabira; Gilvandro Estrela (União Brasil), de Belo Jardim; Zé Maria (União Brasil), de Cupira; Marcelo de Alberto (PSD), de Inajá; e Keko do Armazém (PL), do Cabo de Santo Agostinho.

Todos dizem não ter dúvidas que a mudança está representada por Raquel, por sua capacidade de liderança, experiência, propostas e resultados já apresentados como gestora pública. Dentre os apoiadores à candidatura da tucana, cinco são prefeitos do PSB de municípios do interior do Estado: Ruben Lima Barbosa, de Panelas; Orlando José, de Altinho, Josué Mendes, de Agrestina; Gustavo Adolfo, de Bonito; e Anchieta Patriota, de Carnaíba.

Segundo uma fonte socialista, entre os prefeitos que compõem a Frente Popular, a maioria é favorável à candidata tucana. “O nosso segmento mais municipalista, talvez até pelo fato de Raquel ter sido prefeita de Caruaru, já se posicionou dessa forma. Mas vamos ouvir muito mais gente“, explicou.

Outro ponto que pode influenciar nessa posição é a eleição nacional. Isso porque o PSDB nacional liberou os diretórios estaduais para escolherem entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Portanto, o que estaria na mesa hoje é o PSB apoiar Raquel e Lula ficar neutro na eleição local – tirando de Marília Arraes (Solidariedade) o seu principal cabo eleitoral, que é o próprio petista. Segundo Danilo Cabral (PSB), candidato da Frente Popular no primeiro turno, mesmo que a candidata do Solidariedade receba alguns apoios de socialistas, o partido deverá ter uma posição clara.

O PSB nunca teve vocação para a neutralidade“, ressaltou. Ele também conta que conversou com Lula na última segunda-feira (3) pelo telefone: “Lula está animado! Vamos ampliar os votos, ampliando a vitória em Pernambuco“, afirmou.

O candidato do União Brasil no primeiro turno, Miguel Coelho, que definiu seu apoio logo a Raquel logo depois do resultado do pleito, no último domingo (2), vem trabalhando para concretizar que todos os seus apoiadores sigam nessa mesma linha. Na terça (4) ele informou, por exemplo, que a oposição no município de Tupanatinga, liderada por Diego Minervino e a vereadora Gilsa Teixeira, aderiu à campanha da candidata tucana. O apoio, segundo ele, representa um palanque importante na cidade, já que o grupo foi decisivo para garantir que Miguel fosse o candidato mais votado no primeiro turno em Tupanatinga, com 34% dos votos.

Já confirmados

Alguns nomes que já declararam publicamente o apoio a Raquel e Priscila são os seguintes:

Keko do Armazém (PL) – Cabo de Santo Agostinho

Pel Lages (Cidadania) – Prefeito de São Jose da Coroa Grande

Diogo Lima (MDB) – Prefeito de Barra de Guabiraba

Ruben Lima Barbosa (PSB) – Prefeito de Panelas

Cassiano (Republicanos) – Prefeito de Condado

Erivaldo Chagas (Republicanos) – Prefeito de Lajedo

Carlinhos da Pedreira (PP) – Prefeito de Barreiros

Orlando José (PSB) – Prefeito de Altinho

Josué Mendes (PSB) – Prefeito de Agrestina

Nicinha Melo (MDB) – Prefeita de Tabira

Gustavo Adolfo (PSB) – Prefeito de Bonito

Orlando José (PSB) – Prefeito de Altinho

Anchieta Patriota (PSB) – Prefeito de Carnaíba

Zé Maria (União Brasil) – Prefeito de Cupira

Marcelo de Alberto (PSD) – Prefeito de Inajá

Jeferson Timóteo (PP) – Deputado eleito

Gercinho Filho (PTB) – Vereador

Principal desafeto de Marília dentro do PT de Pernambuco, o senador Humberto Costa (PT) afirmou ontem que aguarda posicionamento da direção nacional do partido para decidir qual candidatura apoiará no segundo turno da campanha estadual deste ano. De acordo com a equipe de comunicação do parlamentar, ele fará “o que for melhor para Lula no Estado“. Humberto é um dos três senadores de Pernambuco com mandato. Até agora, apenas Fernando Bezerra Coelho (MDB) cravou que marchará com Raquel Lyra nesta fase da campanha, mas espera-se que Jarbas Vasconcelos (MDB) siga o mesmo caminho.

Até o início de 2022, Marília era filiada ao PT, mas desde 2018, quando ela teve a candidatura ao Governo de Pernambuco rifada em prol da aliança do PT com os socialistas, já estava insatisfeita. Em 2020, quando disputou a Prefeitura do Recife, Marília só chegou às urnas devido a acertos que alinhavou com a Executiva Nacional do partido. Neste ano, vendo que mais uma vez não teria chances de se lançar candidata pela legenda petista, Marília Arraes se filiou ao Solidariedade e agora vai concorrer ao segundo turno com Raquel Lyra. A votação ocorre no dia 30 de outubro. (Fonte: JC)

Raquel já conta com apoio de 28 líderes pernambucanos para 2º turno

  1. PENSADOR disse:

    Pernambuco vem sendo empobrecido desde o primeiro desgoverno de miguel arraes, é assim mesmo, com letras minúsculas. Foi nesse Estado onde floresceu as ligas camponesas de julião, típico de Cuba, típico de regimes comunistas, povo empobrecido e esperando migalhas dos governos, isso é típico de miseráveis. Vamos reagir Pernambuco, vamos sair de dentro de nós mesmos e proclamarmos nossa Independência!!! chega de tanta enganação, vocês não veem que Pernambuco ficou pra trás do Ceará, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, e que isso se deu nos desgovernos dos arraes? e agora com essa praga do PT? vamos reagir! o momento é agora! votando na Raquel Lyra já é um começo de reação, então? estão esperando o quê? vamos virar esse jogo, vocês não percebem que nem no futebol Pernambuco cresceu? hoje os times de Pernambuco são só atrasos, são de 2ª Divisão pra lá, vocês não percebem que isso é fruto da decadência da economia do Estado? vamos lá, vamos votar na Raquel, já é um começo.

  2. Marcos Antônio Alves de Sa disse:

    Vamos lá RAQUEL LIRA Governadora e BOLSONARO Presidente esse é o meu voto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários