A governadora Raquel Lyra entregou, nesta quinta-feira (21), o Prêmio Idepe 2023, que reconhe escolas, Gerências Regionais de Educação (GREs) e municípios de Pernambuco com os melhores desempenhos no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe). A premiação, realizada anualmente, incluiu pela primeira vez as escolas de campo, além das indígenas e quilombolas, que já participam desde 2022.
Durante a solenidade, Raquel reforçou o compromisso de transformar a educação estadual. “Estamos realizando o maior investimento da nossa história, com R$ 5,5 bilhões através do programa ‘Juntos pela Educação’, para que diretores, professores e alunos tenham mais oportunidades”, destacou.
O Idepe avalia as redes públicas estaduais e municipais em três áreas: desempenho em língua portuguesa, matemática e fluxo escolar, com base em dados do Censo Escolar. A edição de 2023 analisou 339.074 alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio, em 3.280 escolas de todo o Estado.
Segundo o secretário de Educação, Alexandre Schneider, o prêmio é uma ferramenta essencial para considerar e estimular avanços. “A educação de Pernambuco se fortalece a cada resultado do Idepe, estabelecendo metas e acompanhando as redes para garantir a qualidade aos nossos estudantes”, analisou. Desde 2017, o Prêmio Idepe tem como objetivo orientar políticas públicas, promovendo ações que reduzam as desigualdades regionais e ampliem o acesso à educação de qualidade.