Raquel sanciona programa de distribuição gratuita de absorventes íntimos

por Carlos Britto // 18 de julho de 2023 às 10:29

Foto: Hesíodo Góes/Secom-PE

Ação que promove cuidado com as mulheres, o Programa de Distribuição Gratuita de Absorventes Higiênicos foi instituído ontem (17) em Pernambuco. A lei que estabelece o programa, sancionada pela governadora Raquel Lyra no Palácio do Campo das Princesas, pretende propiciar a dignidade menstrual às mulheres. O projeto de lei (740/2023), de autoria do Poder Executivo, foi enviado à Assembleia Legislativa (Alepe) no final de maio.

O programa vai garantir na nossa rede estadual de ensino, no sistema socioeducativo de Pernambuco, no sistema penitenciário do nosso Estado e nas nossas casas de acolhimento a distribuição gratuita de absorventes para as meninas e as mulheres do nosso Estado. Muitas mulheres deixam de praticar atividades e deixam de ir à escola pela inexistência de absorventes em casa. Com isso, a gente faz com que esse fato deixe de ser uma preocupação para a vida dessas meninas e dessas mulheres”, ressaltou Raquel.

A distribuição gratuita dos absorventes vai contemplar estudantes matriculadas nas escolas públicas estaduais; mulheres acolhidas nas unidades e abrigos sob a gestão estadual; mulheres que se encontram recolhidas em unidades do sistema prisional estadual e mulheres que se encontram em internação em estabelecimento educacional estadual em decorrência de cumprimento de medida socioeducativa.

A garantia do item higiênico durante o ciclo menstrual também pretende evitar que as estudantes se ausentem das aulas por falta de absorvente higiênico. Também previne doenças pelo uso prolongado do absorvente higiênico, e promove a atenção integral à saúde da mulher e aos cuidados básicos decorrentes da menstruação.

Raquel sanciona programa de distribuição gratuita de absorventes íntimos

  1. Província de Pernambuco disse:

    Típico de estado pobre e provinciano que em vez de estar construindo hospitais, estradas, delegacias, batalhões, escolas e levando água e saneamento, desenvolvimento, por exemplo, para nossa região, tão desassistida pelo governo estadual, fica criando essas políticas de bolsa água, bolsa família, chapéu de palha, bolsa gás, bolsa absorvente e etc, que não desenvolve e nunca trará progresso para nenhuma cidade, a não ser perpetuar o atraso e a pobreza.

  2. Parabéns Raquel disse:

    Você tem problemas mentais, procure tratamento… escreve cada absurdo…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários