A economia de Juazeiro (BA) deverá ser incrementada, em breve, com mais um importante empreendimento. Trata-se da reativação do abatedouro de caprinos e ovinos, localizado no Distrito Industrial. O grupo frigorífico responsável pelo negócio é sediado em São Paulo (SP).
A expectativa é de que sejam investidos cerca de R$ 8 milhões em obras de modernização do equipamento, a fim de adequá-lo às exigências do Serviço de Inspeção Federal (SIF) e possibilitar a comercialização dos produtos tanto no mercado interno quanto no exterior.
Com capacidade para abater 250 animais por dia, o abatedouro também passará a abater suínos para atender à crescente demanda dos consumidores. Para isso, o frigorífico tem incentivado os criadores de caprinos e ovinos a também investirem na criação desses animais, estabelecendo parcerias estratégicas com entes públicos e privados
De acordo com Sérgio Freitas, proprietário do abatedouro, o objetivo é adquirir os animais para abate dos fornecedores que atendam às exigências de rastreabilidade da carne produzida, garantindo qualidade aos compradores e possibilitando a oferta de preços mais competitivos aos criadores. O foco da empresa está nos mercados chinês, africano e do Oriente Médio, bem como no interno. “Nós queremos criar uma cadeia produtiva forte na região não só para caprinos e ovinos, mas também expandir a criação de suínos que tem mercado garantido dentro e fora do país“, destacou o empresário, Sérgio Freitas
Reunião
Na terça-feira (14) o secretário da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária de Juazeiro (Adeap), Carlos Neiva, e o diretor de Pecuária, José Wilson Chaves, se reuniram com os proprietários da empresa, Sérgio Freitas e Leila Maracajá, para discutir as etapas de consolidação do empreendimento. “Enquanto gestão municipal, nos colocamos à disposição da empresa para contribuir no que for necessário para viabilizar essa implantação. O abatedouro de pequenos animais está no topo do nosso plano estratégico para a Adeap, e essa reabertura significa um grande avanço para a cadeia da pecuária no município. Estamos 100% envolvidos nesse projeto“, comemorou Neiva.