A Receita Federal passa a emitir, a partir desta terça-feira (14), o CPF (Cadastro de Pessoa Física) por e-mail, sem custo para o contribuinte. A medida foi anunciada nesta semana, em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Além de impedir que o cidadão vá até um posto da Receita ou a agências da Caixa, do Banco do Brasil e dos Correios, evitando aglomerações, a iniciativa também facilita a vida de mães que precisam tirar o CPF dos filhos para receber o auxílio emergencial do governo federal.
No caso das mulheres que são chefes de família, o governo paga R$ 1.200. Para os demais, há direito a um auxílio de R$ 600. No entanto, para conseguir a verba, elas precisam informar os dados dos filhos, incluindo o CPF, senão não conseguem ter o dinheiro.
Para conseguir a emissão do documento, há um e-mail específico, conforme a região do país onde o contribuinte mora. Quem mora no estado de Pernambuco deve enviar a solicitação ao e-mail atendimentorfb.04@rfb.gov.br. É preciso informar no assunto o tipo de pedido, que, neste caso, é ‘Emissão de CPF’. (Fonte: Folha PE)