Implantado em Petrolina há menos de uma semana, o Uber (aplicativo de transporte particular) ainda deve render polêmica. O motivo é que o serviço não estaria devidamente regularizado e, portanto, deve sofrer fiscalização por parte da Autarquia Municipal de Mobilidade (AMMPLA).
Ex-presidente da Associação dos Taxistas e atualmente ocupando cargo de diretor da entidade, Jailson Santos explicou ao Blog que a intenção da categoria não é criar conflitos com os profissionais da Uber. “Queremos a segurança da população e um transporte de qualidade”, ponderou.
Segundo Jailson, atualmente a frota dos táxis que circulam em Petrolina é formada por 97% dos veículos zero quilômetro. Além disso – como já conversou com o diretor-presidente da AMMPLA, Geraldo Miranda, e o prefeito Miguel Coelho – ele lembra que os taxistas são regulamentados e têm de andar em dia com os tributos cobrados pelo município. Se a Uber também se enquadrar nesses critérios, ele acredita que não haverá problemas. “Não vamos aceitar que esse serviço seja clandestino. Não é justo que nós, que pagamos impostos, tenhamos de sofrer uma concorrência desleal”, pontuou.
Jailson acredita que, em relação a Petrolina, o serviço não será tão vantajoso, sobretudo pelo combustível – um dos mais caros do país. Há também o fato de o cliente, em relação ao táxi, conhecer o profissional, ao contrário da Uber. Além disso, ele avalia que o petrolinense ainda não tem o hábito de acessar esse tipo de serviço por aplicativos móveis. Mas o diretor da associação está pensando muito mais em sua categoria. A ideia, segundo Jailson, é promover melhorias para os taxistas, a fim de garantir e atrair ainda mais clientes.
“Estamos pensando em fazer promoções, baixando a tarifa. Estamos também negociando com a prefeitura um terreno para a construção de uma oficina, que vai baratear os custos com a manutenção dos veículos. Já temos táxis que oferecem descontos e balinhas aos nossos clientes. São coisas que a gente vai amadurecendo”, frisou Jailson. Existe um projeto tramitando no Senado que atrela o funcionamento de aplicativos como o Uber à permissão do Estado, mas por enquanto tudo continua como está.
Fiscalização
O gestor da AMPPLA, Geraldo Miranda, reforça a preocupação do representante dos taxistas. Apesar de deixar claro que a prefeitura não é contra o serviço, Geraldo ressaltou ao Blog que é necessário aparar algumas arestas em relação ao Uber em Petrolina.
Ele justifica que o serviço começou a operar de forma clandestina na cidade e está passível de ser fiscalizado. Geraldo afirmou que se um veículo do Uber foi abordado por equipes da AMMPLA, será imediatamente apreendido. E, caso haja algum cliente no carro, ficará no prejuízo. “Não fomos procurados por ninguém. Não sabemos quem é o responsável pelo serviço e não temos nenhuma informação sobre a qualificação das pessoas que trabalham com Uber”, adiantou Geraldo, acrescentando que o foco da prefeitura é com a segurança dos petrolinenses.
Segundo Geraldo, na próxima semana a AMMPLA deverá iniciar uma campanha com o objetivo de esclarecer sobre o Uber e chamar para um diálogo o responsável (ou responsáveis) pelo serviço.
Critérios
Para quem tem interesse em trabalhar com Uber, é necessário obedecer a alguns critérios. Um deles é possuir um veículo no mínimo do ano de 2008. Também é necessário fazer um cadastro e enviar uma foto da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a qual será devidamente verificada e precisa constar nela que o interessado exerce atividade remunerada. Caso seja aprovado, o condutor deverá enviar uma foto do CRLV do veículo e ficar online. Mais detalhes podem ser conferidos no site do Uber.
Serviço Uber : Impecável! Minha família inteira já usou nessa semana. Preço excelente, atendimento digno e houve sim em meus trajetos segurança.
Acho excelente eles terem chegado, assim há concorrência, preços maiores e melhor atendimento.
Táxi, mototaxi, ônibus (algun, não todos) são serviços que pagamos caríssimos e muitas vezes há uma apatia por parte dos motoristas que desvalorizam os clientes. Pagamos! não estão fazendo gentileza. Merecemos ser tratados com dignidade. A classe operária é a que move a sociedade e é a mais desvalorizada.
Uber se fortaleçam!
Quando viajo só uso ubber para me locomover e aprovo em Petrolina sim. Muito infeliz o comentario deste Jailson dizer q o petrolinense nao sabe usar o serviço. Ele é q nao deve saber.
Retificando (maiores por “melhores”) Deus nos livre de pagar mais caro
Alguém acha que o UBER vai conseguir funcionar aqui na região? Com um cidadão desses a frente de uma autarquia municipal? Infelizmente, no Brasil tudo caminha para dentro do Estado, eles acham que o povo é um bando de idiotas que não sabem o que é melhor para as próprias vidas. Ficamos suscetíveis à vontades arbitrárias de sindicatos, associações e outros grupos de vagabundos profissionais, mamadores de tributos e do dinheiro suado da população brasileira. A palavra certa para essa situação é apenas uma: VERGONHA. Não basta viver num país com uma das maiores cargas tributárias do mundo, também precisamos aceitar o que sindicalista acha que é melhor para a população. Se isso não é uma ditadura, então eu não sei o que é!
Ah, fala sério! O que importa andar em um táxi zero quilômetro e pagar uma fortuna? Esse secretário precisa apurar os fatos. Uber está dando certo em todo o pais. Porque não daria aqui???
“Já temos táxis que oferecem descontos e balinhas” kkkkk
É alguma piada?? Sério que ele realmente falou isso? A gente entra em um Taxi e parece que ta pedindo um favor: São motoristas mal educados, de cara feia, arrogantes, ignorantes, etc. Vou deixar de pagar mais barato em um atendimento melhor por causa de ‘balinha’? Sem contar o fato de como eles se comportam no transito.
É compreensível a preocupação do poder municipal com o serviço, especialmente do órgão de fiscalização de trânsito. O dever de um município responsável é de fato resguardar a segurança e qualidade dos serviços prestados em âmbito local. Entretanto, em termos legais, o serviço Uber extrapola o interesse predominante local, não cabendo ao município legislar sobre o assunto. Na verdade nem o Estado pode dispor sobre a situação, já que o interesse é nacional, cabendo privativamente à união definir as regras do jogo. Tal situação inclusive já vem sendo reconhecida pelos Tribunais Superiores, havendo até projeto de lei em trâmite no parlamento nacional. O Uber é uma realidade mundial e a seriedade e competência dos serviços pode ser comprovada pelos usuários. É um serviço confiável, sendo excelente e vantajosa opção ao consumidor. Quem viaja constantemente às capitais do País, quem de um modo geral já utilizou o serviço sabe disso. Petrolina, como uma cidade ímpar em modernidade, referência no País e no sertão, não pode fugir desta nova realidade mundial. Assim sendo, visando garantir a livre iniciativa, que é um fundamento de ordem constitucional, podem os prestadores de serviço Uber procurar orientação jurídica, a fim de obterem medida judicial preventiva no sentido de permanecerem prestando o serviço, sem a possibilidade de serem multados ou terem os veículos apreendidos. A população agradece e o bom senso agradece!
É comovente a preocupação do Estado com a nossa segurança. Geddel se preocupou tanto que resolveu guardar nosso dinheiro no seu “Bunker” particular! Ah, e esse cara que já foi da associação e agora dirige o órgão municipal de trânsito!! É sério isso?? Taxista cuidando do trânsito??? Raposa pode cuidar de galinheiro?
Se foi constatado que a gasolina em Petrolina é uma das mais caras pq ñ baixam? O custo de vida em Petrolina (cidade interiorana) é mais caro do que nas capitais. Isso é uma vergonha!!
Vou de UBER sim pq gosto e o preço é ótimo!!!
Já baixei o aplicativo. Hua hua
A resposta vamos dar nas urnas. Minha Petrolina tem q acompanhar o progresso!!!
Concordo vom vc Daniel. UBER é UBER. E ñ se fala mais nisso!!
O serviço que o uber dispõe nada mais é que a viabilização de um contrato de motorista particular. Se alguém for a alguma locadora de veículos poderá ter o mesmo serviço. Não se confunde com prestação de serviço de transporte público.
O prefeito é um socialista, não esperaria nada de diferente. O Uber irá provocar uma reviravolta no sistema de transporte da cidade, os taxistas, as empresas de ônibus e os mototáxis não irão querer perder sua reserva de mercado.
Petrolina sofre com a “mafia” dos postos de gasolina que cobram preços combinados pelos combustíveis; a “mafia” das empresas de ônibus fajutas que nunca prestaram um serviço digno ao cidadão e nunca vieram a publico justificar seu altos preços de passagens (com aumentos garantidos apoiados pelo políticos todos os anos); a “mafia” dos taxistas que reclamam que não ganham dinheiro mais o padrão dos “modelos” de carros dos taxistas mostra o pouco ganho deles com um Honda Civic como táxi poi exemplo alem dos mototaxistas que cobram um preço que da pra encher um tanque de uma moto com pouco mais de três ou quatro viagens! Ta na hora do UBER vir mesmo para combater essa exploração no transporte publico!
Chora mais, taxistas! A Uber veio pra ficar, acabou a exploração.
Esse Secretário saiu de um Museu?
Em Petrolina existe máfia dos postos de combustíveis, máfia dos transportes públicos e máfia em serviços de táxis. Isso ferra o consumidor. Aí o UBER vem pra ajudar o cliente, e eles vem reclamar? Reclamam pq pagam impostos altíssimo que se refletem no preço final. E quem paga? O consumidor… Deixemos UBER chegar e pronto. Só querem ferrar o consumidor, isso sim…
Taxi=socialismo=trabalhar pra você e para os outros =preço superfaturado.
Uber=liberalismo=trabalhar somente pra você=preço justo.
O serviço é maravilhoso!!
parabéns pelo serviço!!
Que o serviço UBER ganhe cada vez mais espaço em Petrolina. Vejo pessoas daí reclamando do serviço e dos preços cobrados por taxistas, mototaxistas e empresários de ônibus, e é algo realmente absurdo. A cidade não é tão grande, além de ser plana, oque faz com que não exija muito esforço dos automóveis. Os preços são injustificáveis.
Esse secretário fala de segurança. Se realmente ele se importa com segurança, faça uma vistoria neste ônibus locais, todos barulhentos e sem segurança; motoristas insatisfeitos e trabalhando com raiva e maltratando o usuário.
Quando viajo só ando de Uber e aqui vou andar também.
100%UBER. Avante
Francamente! Esse tal de Jailson não sabe o que diz.se ele não sabe usar o aplicativo problema dele.ja usei Uber . Melhor que táxi.parabens Uber.
Parabéns. Uber estou muito contente. O prefeito cuide de regularizar o Uber em Petrolina, cidade não pode viver os caprichos de poucos
Muito bom o serviço eu aprovo UBER UBER
Uber e um ótimo serviço seguro confortável e barato e e muito fiscalizado pela Uber. Cada trajeto que o motorista faz o motorista e avaliado e tudo e ótimo
Esse gestor da AMPPLA, Geraldo Miranda, pensa que todo o Brasileiro é burro, quando ele diz “que o foco da prefeitura é com a segurança dos petrolinenses”, kkkkk. Fala sério, onde é que prefeitura está preocupada com segurança de alguém??? O que eles estão preocupados de verdade mesmo é como tirar algum imposto em cima desses profissionais do UBER, para se próprio se beneficiarem depois.
ACORDEM BRASILEIROS!!!
PARABÉNS UBER, EXCELENTE SERVIÇO E PREÇO JUSTO!!!