A rede municipal de educação em Juazeiro (BA) vai fechar 2019 ratificando sua condição de destaque no Estado. O segmento alcançou o posto de um dos dez melhores da Bahia. Em seu terceiro ano à frente da gestão, o prefeito Paulo Bomfim conseguiu lograr índices como uma nota do Ideb em 5.4, a valorização dos educadores, o fortalecimento da gestão escolar, da coordenação pedagógica, do ciclo de alfabetização, da educação infantil e inclusiva, além de novos projetos e parcerias que tem melhorado significativamente a aprendizagem dos estudantes.
Os avanços no ciclo de alfabetização, por exemplo, colocaram as escolas da rede na mídia nacional, exibida no Jornal da Globo, evidenciando o trabalho realizado em sala de aula, através da disciplina de Ciência, que desperta o interesse dos estudantes e contribui na alfabetização, um projeto em parceria com o Instituto Ayrton Senna.
A Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) do município também investiu mais de R$ 6 milhões em um novo material didático, referência em alfabetização no país. “Estamos buscando oferecer aos nossos alunos alternativas educacionais inovadoras e eficazes para uma aprendizagem cada vez mais rica e de qualidade. E dentro dessa proposta criamos o Programa ‘Minha Escola Minha Vida’, que já construiu quatro novas unidades escolares nos residenciais populares, além de reformar e climatizar outras escolas na sede e interior do município. Estamos superando as dificuldades com planejamento e muito trabalho e é por isso que vamos manter os investimentos na Educação para que Juazeiro se desenvolva ainda mais“, evidenciou o prefeito Paulo Bomfim.
A Educação Infantil também é destaque na atual gestão, com a construção e reformas de creches (EMEIs), na sede e na zona rural, o que proporcionou a ampliação do atendimento de crianças de zero a 5 anos, triplicando o número de vagas na rede. Foram inauguradas quatro EMEIs (Aprígio Duarte, Beatriz Mota, Hebert Mouze e Vanda Guerra).
“Nos últimos três anos conseguimos resultados significativos, a exemplo do IDEB 5.4, e este ano realizamos um amplo engajamento na rede em busca do Ideb 6.0. A nossa rede melhorou também os padrões de alfabetização, através do novo material didático de alta qualidade, associados a programas de formação continuada direcionados a professores, coordenadores e gestores“, evidenciou a secretária da Seduc, Lucinete Alves.
Outro grande avanço do setor é a implantação de escolas de tempo integral na zona rural. Duas já foram entregues, nos distritos de Itamotinga e Carnaíba. A unidade de Tempo Integral do Junco/Salitre está em fase de conclusão, e no próximo ano outras unidades no interior também serão ampliadas e climatizadas. Outra obra emblemática da gestão, que já está em fase de conclusão, é a reforma do prédio histórico da antiga Estação Ferroviária da cidade, onde será instalada a Escola Estação do Saber, prevista para inaugurar no início de 2020.
A rede municipal tem fortalecido e ampliado também o atendimento na Educação Inclusiva. Este ano são 600 alunos com deficiência beneficiados, muitos vindos da rede privada, que recebem atendimento dos professores e auxiliares especializados (AEEs), com salas de recursos estruturadas.
Esporte
O esporte estudantil também tem recebido incentivos e apoio da Seduc, com a participação dos estudantes da rede em diversas competições a nível municipal, estadual e nacional. Este ano, 32 atletas das escolas de Juazeiro participaram das competições na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude em Santa Catarina, a maior delegação do Estado da Bahia, e conseguiu a medalha de bronze na Luta Olímpica, com a atleta, Ana Luíza.
Além do Esporte, a juventude tem recebido incentivos também através do Programa Aprova Juazeiro, que há dois anos viabiliza 120 bolsas anuais para cursos de Pré-vestibular e Pré-Enem aos estudantes da rede pública do município. O resultado até o momento é o acesso de mais de 50 estudantes em universidades da região. Este ano, o Aprova Juazeiro foi classificado entre as 10 melhores iniciativas do Brasil, no Prêmio de Inovação em Políticas Públicas de Juventude (PPJ), do governo federal. Este ano, Juazeiro ficou em 1º lugar na Bahia, 2º no Nordeste e 4º lugar no Brasil, no “Prêmio Polo EaD UAB em Ação”, promovido pela Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O Polo UAB Juazeiro/Universidade Aberta do Brasil, de ensino superior a distância, também é referência no país.
“Apesar de anos difíceis financeiramente na Educação, conseguimos avançar muito. Quero agradecer ao prefeito pela confiança e parabenizar a equipe da rede municipal pelo compromisso, dedicação, profissionalismo e empenho para que a Educação de Juazeiro continue sendo destaque na Bahia e no Brasil“, finalizou Lucinete.