O governador Eduardo Campos (PSB) anunciou nesta tarde (2) na sede provisória do Governo de Pernambuco, no Centro de Convenções, os nomes dos novos secretários de sua gestão, que serão empossados nesta sexta-feira (3), às 10h. As mudanças atendem à reforma administrativa encaminhada pelo Executivo à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) no ano passado.
A reforma foi discutida entre o governador e o vice, João Lyra (PSB), que assumirá o comando da gestão estadual a partir de abril, quando Eduardo se desincompatibilizará para disputar o Palácio do Planalto nas eleições de outubro.
A relação dos novos secretários é a seguinte:
Infraestrutura: João Bosco
Turismo: Adailton Feitosa Filho
Desenvolvimento Social: Bernardo D’Almeida
Defesa Social: Alessandro Carvalho
Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo: Murilo Guerra
Cultura: Marcelo Canuto
A reforma administrativa foi anunciada em novembro do ano passado durante entrevista ao apresentador Jô Soares, da TV Globo. Na ocasião, o socialista aproveitou para criticar o número de ministérios do Governo Dilma Rousseff (PT), sua provável adversária na disputa sucessória do Palácio do Planalto no próximo ano.
O governador ressaltou que o atual número de pastas, 39, é “demais”. “Mas o mais grave é não ter a política pública definida, é ficar dependendo de quem vai para lá”, bateu, defendendo inovações no serviço público e melhora da política. “As ruas pedem um serviço público mais inteligente”, frisou na época.
Os antigos secretários – Alberto Feitosa (Turismo/PR), Aluísio Lessa (PSB), Isaltino Nascimento (PSB) e Laura Gomes (PSB) retornam para seus mandatos de deputados. Apenas Danilo Cabral (PSB) seguirá à frente de Cidades, devendo retornar à Câmara Federal em abril.(Fonte: Folha de PE)