Reforma política será discutida hoje em audiência pública na Alepe

por Carlos Britto // 06 de abril de 2015 às 08:00

reforma-politica-02/Reprodução InternetA Comissão Especial da Reforma Política da Câmara dos Deputados se instala nesta segunda-feira (6), às 9h, no plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), para discutir os pontos mais polêmicos do projeto, que vem sendo analisado pelo colegiado desde o dia 10 de fevereiro. A audiência pública faz parte da segunda etapa do trabalho da comissão, que vai percorrer o País ouvindo sugestões da sociedade civil, que foi às ruas em julho de 2013 clamando por mudanças urgentes nos sistemas eleitoral e partidário.

A visita ao Recife foi solicitada pelo deputado federal Tadeu Alencar (PSB-PE), vice-presidente e da Comissão Especial e único representante da bancada de Pernambuco entre os membros titulares.  intenção, segundo ele, é garantir a participação popular nos trabalhos para referendar a reforma no moldes que a sociedade imagina. Além de Tadeu, estarão presentes aos debates o presidente da comissão, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) e do relator, deputado Marcelo Castro (PMDB-PI).

Foram convidados para a audiência pública representantes dos mais variados segmentos da sociedade civil do Estado: parlamentares, prefeitos, gestores públicos, juristas, magistrados, procuradores, especialistas em direito constitucional, entidades estudantis, universidades, igrejas, sindicatos e entidades de classe, grupos e ONGs da área de direitos humanos, de combate à corrupção e de defesa da cidadania.

Entre as propostas de mudança que estão sendo discutidas pela Comissão Especial estão o financiamento misto das campanhas – com a vedação de doações feitas por empresas privadas – estímulo aos projetos de lei de iniciativa popular, mudança do sistema eleitoral brasileiro (proporcional, distrital misto/puro ou distritão), fim das coligações proporcionais, fim da reeleição para presidente, governador e prefeito e mandato de cinco anos para todos os cargos (inclusive os senadores).

Reforma política será discutida hoje em audiência pública na Alepe

  1. Cidadã REALISTA E UTÓPICA disse:

    CONT,
    O POLÍTICO TEM QUE REZAR NA CARTILHA DE SEU PARTIDO. TEM QUE HAVER DIRETRIZES, PARÂMETROS, REGRAS E IDEOLOGIAS. FUGIU DE UMA DELAS, PERDE O MANDATO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! CHEGA DE CONCHAVO E TROCA-TROCA AO BEM QUERER DO POLÍTICO, ELE É UM SERVIDOR PÚBLICO E TEM QUE AGIR COMO TAL!!!!

  2. Luis Fernando disse:

    Pra mim, teria que terminar a reeleição também para o legislativo. Acabou o mandato, ou se candidata a outro cargo ou ganha uma placa bem bonita e vai pra casa cuidar de sua vida. Esses deputados, senadores e vereadores que se perpetuam no poder são um verdadeiro câncer. Entram no esquema e não largam o osso, alguns há décadas. Sempre tem vantagem sobre os outros na eleição seguinte. Além disso, facilitaria a renovação do legislativo, dando chance a outros candidatos. Mas, infelizmente, isso não seria do agrado dos políticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários