São 10 municípios com produção de mel que serão orientados pelo Centro Vocacional Tecnológico da Apicultura (CVT) do município de Trindade para incrementar a produção de mel visando à exportação para o exterior. Serão investidos cerca de 1 milhão de reais de recursos repassados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. Pelos cálculos do Centro, aproximadamente mil famílias serão incentivadas a entrar na produção apícola.
A parceria entre apicultores, cooperativas, associações e governos deve tornar o mel do Araripe competitivo quanto em relação à qualidade e preço, viabilizando a entrada do produto no exterior. O prédio, onde será instalado o CVT, será equipado e reformado de acordo com as normas da Vigilância Sanitária do Mapa e CPRH. A obra está orçada em cerca de R$ 300 mil.
Com a instalação do CVT, cursos e ensino de novas técnicas serão disponibilizados à população com o objetivo de incrementar a produção. Atualmente, a Região do Araripe produz 1.000 toneladas de mel por ano. Trindade produz, em média, 100 toneladas de mel de abelha deste total.