O Partido dos Trabalhadores em Petrolina já tem um nome com potencial de candidato a prefeito em 2024. Quem pode disputar a próxima eleição pela legenda é o reitor pro-tempore da Univasf, Julianelli Tolentino.
Ele se filiou ao partido no último final de semana na principal cidade do Sertão e teve a ficha abonada pelo senador Humberto Costa, um dos maiores nomes do PT, o qual cumpriu intensa agenda no Sertão – com direito a outras filiações.
Julianelli Tolentino tem uma história de proximidade com os movimentos de esquerda e já flertava com a política partidária há algum tempo. “Para mim é um momento de muita felicidade poder me somar nesta construção. Certamente enfrentaremos muitos desafios, e todos passam pela necessária unidade em defesa do país“, afirmou o reitor, depois da filiação.
No PT ninguém assegura essa candidatura, mas entre os partidários a animação é geral, pois Julianeli é um nome novo e representa uma alternativa “com potencialidade para crescer”, afirmam. O novo filiado chega forte e deve deixar para trás lideranças como o ex-prefeito e ex-deputado Odacy Amorim; sua esposa, a ex-deputada Dulci Amorim; o vereador professor Gilmar Santos; e a ex-vereadora Cristina Costa.
Desrespeito e multa
Em novo capítulo do imbróglio envolvendo a União dos Vereadores de Pernambuco (UVP), o atual presidente e candidato à reeleição, Léo do Ar, ignorou a decisão do desembargador Bartolomeu Bueno, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), e realizou ontem a eleição para a escolha da nova diretoria e do conselho fiscal da entidade. O grupo aliado de Léo do Ar tinha dando entrada com um pedido para que a Justiça estadual reconsiderasse o efeito suspensivo sobre a eleição da UVP. No entanto, o relator do processo, desembargador Bartolomeu Bueno, reforçou nesta segunda, por meio de decisão interlocutória, o que já havia determinado na última sexta-feira, de suspender o pleito. Em meio ao impasse, Léo do Ar já tinha garantido realizar a eleição, e assim o fez. Agora, ele ficará sujeito a uma multa diária de R$ 50 mil, conforme decisão de Bartolomeu Bueno.
Atentado contra vereadora
Em Dormentes (PE), Sertão do São Francisco, a vereadora Cosminha (PSB) viveu momentos de apreensão após sua residência ter sido alvo de tiros disparados por um desconhecido a bordo de uma motocicleta. O fato ocorreu na madrugada da última sexta-feira. Pelas imagens de câmeras de segurança, o homem atira três vezes no portão da casa de Cosminha e depois vai embora. Ela, seu marido e três filhos menores dormiam nesse momento. Ninguém ficou ferido. A Polícia Civil (PC) já está investigando o caso. A vereadora já se manifestou sobre o episódio. Ela mostrou confiança no trabalho policial para chegar ao responsável, e na justiça em determinar a sua prisão.
Mais apoio
Na política se diz que jacaré que fica parado vira bolsa. O deputado federal, Mendonça Filho (UB) sabe disso e vai aumentando o time. Ele recebeu em seu gabinete, na Câmara dos Deputados, em Brasília, o prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares (PSB) e o suplente de deputado estadual Paulo Jucá (PSB), que conquistou mais de 27 mil votos na última eleição. Os dois anunciaram apoio a Mendoncinha.
Escrituras
O prefeito de Caruaru (PE), Rodrigo Pinheiro, entregou mais de 200 escrituras aos moradores do Residencial Fernando Lyra, através do Programa Regularização Fundiária Urbana (REURB). O projeto tem uma parceira com o Tribunal de Justiça de Pernambucano e Programa ‘Moradia Legal’.