Criadores de abelha, produtores de mel, agricultores, pesquisadores e extensionistas se reunirão nesta terça-feira (21) no Centro de Conservação e Manejo da Caatinga (Cemafauna Caatinga), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina. No Workshop ‘Abelhas e Produção Agrícola: a Bioeconomia do Vale do São Francisco’, eles vão discutir as novas pesquisas sobre a relação abelhas e pesticidas.
O evento começa às 8h e vai até às 17h, no auditório do Museu do Cemafauna, no Campus Ciências Agrárias (CCA). Os estudos em questão estão sendo desenvolvido pela Univasf, em parceira com a Universidade de Cardiff (Reino Unidos), e colaboração do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), de Portugal, e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
A parceria institucional prevê que a cada seis meses até maio de 2020 sejam feitos workshops para discussões sobre a pesquisa. Segundo a Univasf, com isso será possível possibilitar o compartilhamento de informações com a sociedade, além de contribuir para o planejamento das etapas subsequentes.
A investigação científica sobre os problemas da interação entre as abelhas e a polinização das culturas agrícolas no Vale do São Francisco começou ano passado, quando laudos técnicos apresentaram resíduos de pesticidas nos insetos coletados na região. Mais informações podem ser obtidas acessando o site.