Entidades que se opõem à transposição das águas do rio São Francisco consideram uma “provocação barata” a passagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, hoje, pelo município de Barra, onde vive o bispo Luiz Flávio Cappio, protagonista de duas greves de fome em protesto contra a obra, em 2005 e 2007.
“É uma provocação barata”, disse o frei carmelita Gilvander Luís Moreira, integrante da Articulação Popular de Defesa do Rio São Francisco, entidade que reúne cerca de 700 organizações e movimentos contrários ao projeto de transposição.
“O bispo deixou uma vida tranquila em São Paulo para optar pelos pobres, enquanto Lula saiu da pobreza do Nordeste para optar pelos ricos”, afirmou Moreira, que também é assessor da CPT (Comissão Pastoral da Terra) em Minas Gerais e atuou na divulgação dos protestos de Cappio durante as greves de fome.
Mesmo sem a presença do bispo, o frei não descarta a possibilidade de haver protestos durante a visita presidencial. Para ele, ‘quanto mais a obra avançar, mais sertanejos serão prejudicados e se unirão contra ela’. ‘O próprio andamento da obra irá inviabilizá-la’, disse
Mas era só o que faltava. Esse frei, assim como o bispo, deveria repensar seu posicionamento, visto que, não fosse a transposição, não haveria recursos para a revitalização do São Francisco. Nem milhões de brasileiros teriam a oportunidade de ter água em suas casas, ficando a mercê dos famigerados carros-pipa.
Vocês vão ver ele vai ser candidato a alguma coisa.
A pergunta que faço é: Já que o problema da falta d’água vai ser resolvido para milhoões, porque uma grande parcela da população ribeirinha (65 mil pessoas só em Petrolina), não têm acesso a água?
Eu tive o privilégio de conhecer o maior estudioso do Rio São Francisco, o Dr. José Teodomiro de Araújo, que disse a minha turma da Faculdade em 1999 que o processo de revitalização só é possivel, mediante boa vontade política, num período de 20 anos. Somente depois de revitalizado o Rio pode doar. “Por enquanto está anêmico.” -dizia.
Quanto a Frei Cappio, é uma Homem muito corajoso que ama o Rio e dá sua parcela de contribuição para que o sagramento do Rio não o destrua. Parabéns Frei Cappio e seus seguidores, se o Sr. se candidatasse eu votaria. É muito importante votar em gente séria!!!
Não adianta dialogar com alienados petistas ou que mamam nas tetas do governo!
Realmente é uma provocação a visita do “barbudo” ao município de Barra/BA.
Que eu saiba, espero não está enganado, o Governo Lula não vai inaugurar nenhuma obra de impacto que justifique a presença do mesmo na referida cidade! Só pode ser provocação, não só ao Bispo de Barra, mas a toda população do São Francisco que tem amor a essa terra e um mínimo de inteligência!
Se na democracia lulista é assim, IMAGINEM NUMA DITADURA DE ESQUERDA O QUE SERIA!
A História mostrará que Lula não passa de um falsário. Esses defensores baratos são mamandores camaleões… hoje defendem Lulam amanhã mudam de cor partidária, e vão criticar o que hoje defendem. Independente das opiniões, uma coisa é certa como dois mais dois são quatro: o Bispo D. Cappio, vindo de família abastada de São Paulo, largou toda riqueza para viver junto aos pobres de uma pequana cidade… qual o interesse financeiro nisso… Leonardo Boff já reconheceu o espírito social de Cappio.
A esse pessoal que se acha dono do rio, que acham que só eles amam o Velho Chico, uma pergunta: qual a ação exitosa desse grupo quanto a revitalização do São Francisco? Antes da transposição, Quanto de recurso financeiro foi designado para a revitalização do rio São Francisco? Pq esses que hj acham que é coisa de “alienados petistas” não se declararam contra quando FHC queria a transposição, naquele, sim, de forma irresponsável, pois não se falava em revitalização, por isso a fala do saudoso José Teodomiro. Estudem, pesquisem para não ficar de blá, blá que não leva a nada.
todo religioso da igreja católica tem q ter esse perfil de pobreza, ainda mais sendo bispo. não justifica essa condição de de ser de familia abastada e optar pela pobreza. uma das maiores instituições brasileira q existe é a igreja católica e nunca fez nada de impacto para resolver o problema q afligem os mais carentes. só fazem é incentivar a mendicançia. a igreja é detentora de uma fortuna incauculável e de um poder politico sem tamanho. deveriam mostrar como fazer. pq criticar até eu, analfabeto funcional, sei.
Somente os Jurássicos e moribundos DEMO-TUCANOS não veem.
Não é de agora que estudiosos afirmam que o Nordeste já não pode ser visto como região-problema; é preciso identificar, nela, pólos econômicos dinâmicos e, portanto, suas potencialidades.
Também já faz tempo que caducou o velho discurso das elites regionais que batiam na mesma tecla – o pedido de ajuda federal, se possível mediante transferência de recursos a fundo perdido, sem critérios consistentes para a sua aplicação. Atores econômicos imbuídos de espírito empreendedor e ajustados aos padrões competitivos modernos buscam oportunidades e condições de investir – como crédito menos oneroso e expansão do mercado interno.
Sob o governo Lula, as limitações da SUDENE restaurada têm sido compensados por uma política nacional de desenvolvimento regional. Decisões políticas do presidente têm possibilitado a abertura de um novo ciclo de oportunidades.
Ocorre que os indicadores de desempenho da economia brasileira relativos ao primeiro trimestre deste ano confirmam essas assertivas. Capitaneada por Pernambuco, Ceará e Bahia, a região experimentou o crescimento do seu PIB em 2,2%, enquanto que o PIB do país retroagiu 1,46% no período.
Um miseravel 2% mais rico continua sendo um miservel!
Um miseravel 2% mais rico continua sendo um miseravel!
Um rico 1,46% mais pobre ainda é rico!
Eu não acho que seja provocação barata, isso não faz parte da indole do Lula, talvez seja o contrário, ele queira PRESTIGIAR BARRA com sua passagem, mas o Bispo, chateado que está, acha que é provocação. Lula não precisaria fazer isso.
O Bispo, também, esta completamente certo em sua posição, o Rio já esta muito explorado, e o projeto indica que irá beneficiar a população de CIDADES, ou seja, população URBANA e o AGRONEGÓCIO.
Ou seja, a transposição não passará de um MEGAPROJETÃO AGRÍCOLA e um uma MEGAADUTORA de água para as cidades.
A população nordestina da área do SEQUEIRO, da CAATINGA não irão ver uma gota dessa água.
Besta é que ele não é.
Lula, Dilma….e trem da alegria! Campanha antecipada, onde está o Ministério Público Federal que não entra com uma ação contra todos no TSE!?
Não adianta acreditar nesses órgãos, todos são lulistas! São pau mandado do PT e defensores da esquerda hipócrita!
São perseguidores contra um pai que é contra o aborto! Agora contra Lula, não!
Rezar pro povo ribeirinho matar a fome e a sede que é bom tu não quer né, bispo midiático????
Aos críticos contra a transposição, vão passar uma temporada lá nas localidades da caatinga seca, onde á água irá passar para ver se seus moradores são contra a transposição.
Marivaldo, você é um infantil útil, a água é para as cidades e para os projetos de irrigação.
O ribeirinho já passa sede e fome na beira do rio, os das localidades da caatinga, vão ficar do mesmo jeito que está. Se não fosse o programa de cisterna e poços a coisa ia ficar mais feia.
E os carros pipas? Vão continuar.
É preciso DEIXAR MUITO CLARO ISSO:
A TRANSPOSIÇÃO É PARA ABASTECER CIDADES E PROJETOS DE AGRONEGÓCIOS.
Deixem de serem inocentes úteis.
Não entendo porque algumas pessoas acham que é provocação o cara ir nessa cidade a final. a cidade é patrimônio particular do bispo? acredito eu que o país é livre e qualquer um pode ir a onde quiser independe de desavenças ne mesmo.