Renan Calheiros é reeleito e vai presidir o Senado pela quarta vez

por Carlos Britto // 01 de fevereiro de 2015 às 17:45

renan calheirosO presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL), foi reeleito neste domingo (1º/02), por 49 votos de 81, para mais dois anos à frente do cargo mais alto do Legislativo. Ele venceu o colega de partido Luiz Henrique (PMDB-SC), que se lançou na disputa sem apoio do PMDB.

Renan – que tem o apoio do Palácio do Planalto e do PT – presidirá a Casa em 2015 e 2016 juntamente com a nova Mesa Diretora, que poderá ser escolhida ainda neste domingo. Luiz Henrique obteve 31 votos e houve um nulo. A votação, que é secreta, foi feita em cédulas de papel e depositadas em uma urna. A apuração dos votos foi feita em voz alta pelo líder do PMDB, Eunício Oliveira (CE).

Este será o quarto mandato de Renan Calheiros na presidência do Senado. O primeiro foi em fevereiro de 2005. Foi reconduzido em 2007, mas acabou renunciando ao cargo em meio a denúncias de que usou dinheiro de lobista para pagar pensão de uma filha fora do casamento. Reeleito senador, foi escolhido novamente para a presidência em 2013.

Ao discursar após a proclamação do resultado da eleição, Renan fez uma menção a Luiz Henrique “pela correção e espírito público verificado ao longo de sua trajetória”. “A disputa agora já é passado e todos nós ansiamos pelo futuro. Serei presidente de todos os senadores, como demonstrado nos últimos anos, desejo renovar meu firme compromisso pela autonomia e independência do Senado”, declarou. (fonte: G1/foto:Agência Senado)

Renan Calheiros é reeleito e vai presidir o Senado pela quarta vez

  1. Maria do Socorro disse:

    É o PMDB de Sarney deitando e rolando em cima do PT. Deveriam unir as duas siglas: PTMDB. São todos farinhas do mesmo saco, mesmo…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários