O programa “Repórter Record Investigação” desta segunda-feira (11) mostrou uma das regiões mais violentas do país, conhecida como “Polígono da Maconha”, que fica no Sertão pernambucano.
A equipe de reportagem do programa investigou o local por dois meses. Mais de 400 quilômetros foram percorridos pela temida rodovia “Transmaconheira”, uma estrada de terra que atravessa o sertão e ajuda na distribuição da droga.
A reportagem mostra como as quadrilhas tomam as terras públicas do Estado e da União, aterrorizam lavradores e plantam, em grande escala, a maconha consumida no mercado nacional. As imagens mostram as plantações nos municípios de Orocó, Santa Maria da Boa Vista e Salgueiro, por exemplo.
O programa também mostrou, por todos os ângulos, uma das maiores operações da Polícia Federal de combate ao tráfico no sertão e revelar quem são os agricultores pobres à serviço dos “patrões da maconha”, além de entrevistas exclusivas com mães que perderam os filhos na guerra entre traficantes da caatinga.
O repórter Jésus Mosquéra também foi até o presídio de Juazeiro (BA) para contar a história de presidiários envolvidos com o tráfico de maconha. A íntegra do programa pode ser conferida acessando aqui. (foto/reprodução TV Record)