Representante da SMS de Juazeiro admite necessidade de mais uma equipe de Saúde da Família para UBS do Quidé

por Carlos Britto // 14 de novembro de 2012 às 08:00

Conforme prometido, a reportagem do Blog voltou pela terceira vez na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Quidé, em Juazeiro, para descobrir qual a real rotina do posto. Desta vez chegamos de madrugada e já havia três pessoas na fila. Na segunda (12) só doze fichas foram distribuídas. A dona de casa Vanda Sampaio, de 52 anos, foi a primeira a chegar às três da manhã para tentar marcar uma consulta para o marido, que sofre com dor na coluna. “Se só são doze fichas, tem que chegar cedo senão não pega”, afirmou.

Um cartaz explicava que havia espaço para atender mais quatro casos de urgência sem marcação. Perto das cinco da manhã quase todas as fichas haviam acabado. Rosilene dos Santos, que só tinha direito a uma ficha, ainda é obrigada a uma escolha difícil. Há quatro meses ela tenta mostrar alguns exames à médica, mas sempre acaba cedendo a vez a um dos filhos. “Eu só tenho direito a uma ficha, se eu pegar pra mim eu não tenho pra eles, e ainda tenho que escolher quais dos dois filhos será atendido”, declarou.

Na Secretaria Municipal da Saúde (SMS) a diretora de atenção à saúde, Geandry Peres, reafirmou o que foi dito em nota: que a unidade atende a um número preconizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Segundo ela, são 40 consultas por dia, oito das quais atendimentos de urgência sem agendamento.

Ela reconhece que o serviço precisa ser ampliado com a criação de mais uma equipe de Saúde da Família, porém isso irá ocorrer depois da ampliação das instalações da UBS, que já está nos planos da prefeitura. “Hoje, lá não tem nem estrutura para que a gente coloque duas equipes de Saúde da Família. O município tem um projeto, são 20 unidades que serão construídas, reformadas e ampliadas. Precisamos ter estrutura para prestar um bom atendimento”, justificou. (De Rinaldo Lima/para o Blog)

Representante da SMS de Juazeiro admite necessidade de mais uma equipe de Saúde da Família para UBS do Quidé

  1. Mateus disse:

    SENHOR SECRETÁRIO,PROCURE ANDAR AONDE O POVO ANDA,VISITE OS POSTOS DE SAÚDE,VEJA A SITUAÇÃO CRÍTICA EM QUE SE ENCONTRA A SAÚDE: POSTOS SEM BALANÇA,APARELHO DE PRESSÃO QUEBRADOS,FALTAM MÉDICOS,ENFERMEIROS,DENTISTAS,REMÉDIOS,VOCÊ DEMITE O POVO DE FORMA INCONSEQUENTE…SÃO CENTENAS E CENTENAS DE FAMÍLIAS SEM TER MAIS RENDA PARA GARANTIR O SUSTENTO DO LAR… E AINDA RESTARAM AQUELES POBRES E MISERÁVEIS CONTRATADOS QUE JÁ FORAM AVISADOS POR VOCÊS QUE NÃO TERÃO DIREITO AO 13º SALÁRIO…É ABSURDO! COMO É QUE VC DEMITE MAIS DE 500 FUNCIONÁRIOS E NÃO TEM DINHEIRO PRA PAGAR O DÉCIMO TERCEIRO.DISSE QUE SE PAGAR O 13º NÃO PAGA O SALÁRIO DO MÊS…MINISTÉRIO PÚBLICO,AJUDE ESSAS PESSOAS QUE SE SUBMETEM A ISSO…ESSAS PESSOAS CLAMAM POR SOCORRO,POR JUSTIÇA…NÃO DÁ PRA RESPIRAR COM TANTA DITADURA…CADÊ OS VEREADORES,OS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO,A JUSTIÇA?????? CADÊ??? SOCORRROOOOOOOOOOOOOO!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários