A União dos Estudantes do Sertão (UES) participou de uma audiência pública na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). A pauta girou em torno de possíveis mecanismos de reserva de vagas ou bônus para favorecer a matrícula de candidatos de sua própria localidade, além daqueles inscritos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou Sisutec nas instituições de educação superior de regiões interioranas do país, menos favorecidas socioeconomicamente.
Foram convidados para o debate o ministro da Educação, Mendonça Filho; o diretor de políticas e programas de graduação da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC, Dilvo Ilvo Ristoff; o representante da UES, Igor Henrique Ferreira Cardoso; o reitor da Univasf, Julianeli Tolentino; e o presidente do Conselho Municipal de Educação de Petrolina, Raul Goiana Novaes Menezes, além de um representante do Inep.
O reitor da Univasf não pôde comparecer à audiência e nem enviou representação. O debate havia sido proposto pelo deputado federal sertanejo Kaio Maniçoba, através de requerimento (em novembro de 2015), e foi presidido pelo deputado Moses Rodrigues. Além de Kaio, outro parlamentar, Diego Garcia – que também integra a comissão – participou da audiência.