Representantes da Prefeitura de Petrolina e da Associação das Barquinhas analisam impactos de nova redução na vazão do rio

por Carlos Britto // 21 de julho de 2017 às 16:00

Representantes da Associação da Travessia das Barquinhas (ATB) e da Prefeitura de Petrolina discutiram, em caráter de emergência, nesta sexta-feira (21), os impactos da redução da defluência da Barragem de Sobradinho (BA), que a partir do próximo dia 30 – conforme autorização da Agência Nacional de Águas (ANA) – será reduzida de 600 metros cúbicos por segundo (m³/s) para 550m³/s, com a possibilidade de registro de vazão instantânea de apenas 523m³/s. Um estudo da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), aponta que os barqueiros que fazem a travessia entre Petrolina e Juazeiro (BA) devem ter dificuldades para navegar entre as margens baiana e pernambucana do Rio São Francisco.

Com um nível do espelho d’água mais baixo por causa da diminuição da vazão da barragem, a AMMA teme a paralisação do serviço de transporte interestadual.

O encontro, realizado na sede da Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade de Petrolina (SEINFRAHM), teve o objetivo de discutir ações que garantam a continuidade das atividades das barquinhas. De acordo com o diretor de Projetos Ambientais da AMMA, Victor Flores, a proposta de se discutir ações preventivas sobre os impactos da redução da vazão da barragem de Sobradinho se deu por conta das dificuldades já registradas pelos barqueiros que fazem a travessia entre Juazeiro e Petrolina.

No dia a dia do projeto de revitalização do Rio São Francisco que estamos realizando, nós presenciamos a dificuldade que algumas barcas têm tido em atracar em Petrolina. Outras até encalharam nos últimos meses. Se nada for feito antecipadamente, o serviço corre o risco de ser interrompido a partir do começo do mês que vem, quando a vazão será reduzida. Isso traria inúmeros transtornos aos barqueiros e à população que se beneficia com o transporte fluvial. Por isso estamos nos reunindo para pensar em ações que evitem que o pior aconteça num momento de dificuldades“, avaliou Flores. As informações são da assessoria da PMP.

Representantes da Prefeitura de Petrolina e da Associação das Barquinhas analisam impactos de nova redução na vazão do rio

  1. ops disse:

    rio seca, rio enche!

    manutenção no rio ninguém faz!

    rio seca, rio enche!

    manutenção no rio ninguém faz!

    rio seca, rio enche!

    manutenção no rio ninguém faz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários